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sexta-feira, 22 de abril de 2011

Professores alfabetizadores realizam formação continuada











No período de 14 à 18 de março aconteceu nos horários matutino e vespertino nas dependências do Cefapro de Sinop a formação do SIGA ( Sistema de Gestão da Aprendizagem). A formação foi organizada pela equipe gestora, Kátia de Oliveira Carvalho e Angela Maria Barbuio e professoras formadoras da alfabetização: Rozilene Costa Batista, Sueli Brito e Sueleide Silva Pereira. O encontro contou com a participação de diretores,coordenadoras, articuladoras e professoras das escolas estaduais Nossa Senhora da Glória, Renee de Menezes, Paulo Freire, Nossa Senhora de Lourdes e Maria de Fátima Gimenez Lopes.O objetivo central da formação  consiste em implantar e implementar o sistema de acompanhamento da aprendizagem  a partir das  Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso. Nesse sentido, a formação consiste em socializar os princípios fundamentais do siga como diagnóstico, acompanhamento e intervenção nas necessidades dos educandos visando a qualidade da aprendizagem das crianças de 6 a 8 anos do 1º ciclo.
14/03, - Dando inicio às atividades, a gestora, Kátia de Oliveira conversou com os profissionais da educação sobre a importância do Sistema de acompanhamento da aprendizagem e o papel  do Cefapro nesse processo.Em seguida,os participantes fizeram as apresentações. Nesse primeiro momento foi apresentada a mensagem compartilhada em slides intitulada “Educação e vida”. Na sequencia a Profª Sueleide Silva deu inicio à agenda socializando os princípios do SIGA , destacando os pontos principais da agenda de formação. Os profissionais envolvidos  fizeram questionamentos e as dúvidas foram esclarecidas.Também foram apresentados os materiais que estruturam o sistema: Orientativo/manual, preenchimento dos mapas de freqüência e leitura e espaço da leitura.  Em seguida, a Profª Sueli Brito conversou sobre os pontos fortes do acompanhamento da aprendizagem. Na seqüência  apresentou  o texto “ Alfabetização com receita” e “alfabetização sem receita” no sentido de refletir a práxis pedagógica. Durante a conversa sobre a alfabetização, os professores socializaram experiências pedagógicas das quais se apropriaram num entendimento consensual  de que há necessidade de formação continuada  sobre o desenvolvimento da criança, principalmente como ela constrói seu conhecimento. Para consolidar, foi apresentado o quadro das concepções pedagógicas da educação brasileira da Tradicional à Contemporânea. Como encaminhamento para as discussões, a Profª Sueli fez os seguintes questionamentos: O que esse quadro nos diz? Qual a nossa concepção de educação? As discussões apontaram para a necessidade de refletir a prática pedagógica e buscar alternativas pedagógicas que  atendam o currículo integral.

15/03 –Para dar inicio às atividades foi apresentada a mensagem Menestrel de William Shakespeare. Em continuidade,  a Profª Rozilene propôs  como dinâmica a  formação de   3  grupos para estudo das Orientações Curriculares do estado de mato grosso do 1º ciclo.Cada grupo ficou com uma grande área do conhecimento.  Após leitura, os grupo sistematizaram e socializaram os fundamentos da Escola Organizada por Ciclo de Formação Humana estabelecendo relação com a prática. Os professores destacaram aspectos fundantes apontados nas orientações no sentido de compor o planejamento coletivo para o 1º ciclo. Também foram observados os quadros dos eixos articuladores, capacidades e descritores do 1º ciclo. Ao socializar os pontos os professores entenderam a necessidade de elaborar o  planejamento para atuar no ciclo de formação humana. A Profª Rozilene apresentou a Psicogênese da escrita,conversando sobre as fases da escrita, ou seja, as hipóteses que a  criança constrói na apropriação do sistema. Nesse processo houve várias discussões sobre o “erro” como salto qualitativo na apropriação da valorização da cultura escrita.
16 e 17/03 – No dia 16/03 a Coordenadora de Formação, Angela Dezan Barbuio conversou com os participantes sobre o acompanhamento da aprendizagem das crianças do 1º ciclo, reafirmando o papel da equipe gestora e professoras alfabetizadoras do  Cefapro no sentido de auxiliar os professores do 1º ciclo.Após a discussão e compreensão dos principios e fundamentos do SIGA,  tendo como base  estudos das Orientações Curriculares para nortear o planejamento, os professores sob a mediação das professoras formadoras, iniciaram  o estudo da matriz curricular do SIGA. Eixos e capacidades para o 1º ciclo. Nessa lógica, foram discutidas práticas de alfabetização, propostas de atividades com foco no alfabetizar letrando.  A partir dos estudos dos eixos e capacidades, os professores formaram grupos , sistematizaram e socializaram possibilidades de descritores para as capacidade. Durante o estudo, as professoras formadoras fizeram ponderações sobre a relação Orientações Curriculares e SIGA. Foram pontos de discussões nessa pauta, o ambiente e o perfil do alfabetizador, assim como concepções de alfabetização para o ciclo em suas fases específicas.
18/03 – Embora o sistema ainda não estivesse liberado, as professoras Rozilene e Sueleide fizeram a apresentação via Sigeduca, 2010, no laboratório de informática. As professoras formadoras esclareceram as dúvidas das professoras em relação ao sistema:  Como inserir os procedimentos bimestralmente, a avaliação da turma, do aluno, seleção das capacidades,medidas adotadas, freqüência, livros lidos e atividades não  concluídas.  Ficou definido que assim que o sistema seja liberado haverá formação no Cefapro.  Para esse momento, foi utilizado como suporte, o Orientativo do Siga ,as orientações do GED para o ano letivo de  2011 e os mapas de freqüência e leitura. Neste momento houve uma discussão sobre alfabetizado e não alfabetizado num entendimento que a criança deve estar alfabetizada no final do 1º ciclo. Para finalizar as professoras formadoras agradeceram aos participantes e firmaram o compromisso de assim que o sistema for liberado, entrar em contato com a escola e realizar  a formação.

Profª Sueleide Alves da Silva Pereira
Cefapro/Sinop

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