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SIGA

            Formação apresenta SIGA aos professores formadores  da área da Alfabetização do CEFAPRO

O SIGA , Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem,  foi apresentado no dia 27/03/2010  pelos  técnicos da Seduc: Albert Ainsten  Maria Aparecida Toló  e Marilza Hidalgo aos professores formadores da área da Alfabetização, Coordenadores e Gestores  de todos os Cefapros  no dia 27/03/2010. A apresentação apresentava o layout  do sistema da estrutura ao pedagógico.Os professores  analisaram e discutiram sobre os instrumentos de acompanhamento da aprendizagem: Mapas  de Freqüência e Leitura utilizados no Programa. Na oportunidade, foi realizada uma formação técnica para que os envolvidos possam conhecer a estrutura técnica e pedagógica do programa e fazer  sugestões para aprimoramento da proposta. Os professores que participaram da formação fizeram vários questionamentos sobre o programa, principalmente no que se refere aos fundamentos da Escola Organizada em Ciclos de Formação Humana. A principio, os professores fizeram várias sugestões que seriam posteriormente analisadas pelos técnicos da Seduc, no sentido de melhoria na qualidade do sistema, possibilitando melhor acompanhamento da aprendizagem dos alunos atendidos no 1º ciclo de Formação Humana:
  • Migração da freqüência dos Sigeduca para o SIGA;
  • Avaliação formativa do Programa;
  • Possibilitar a articulação do acompanhamento da aprendizagem com a avaliação descritiva do aluno;
  • Rever as capacidades da linguagem e da matemática na perspectiva de alfabetizar letrando;
    • Propiciar Formação técnica e Pedagógica para  Professores  formadores , assessores, diretores, coordenadores e professores regentes;
    • Construir e socializar um Orientativo para auxiliar no trabalho desenvolvido pelo professor;.
    • Flexibilização do Programa de forma a possibilitar possíveis alterações.
    • Acompanhamento da aprendizagem dos alunos com enfoque na formação continuada de professores do 1º ciclo.
Profª Sueleide Alves da Silva Pereira

      RESULTADOS INICIAIS

         Após a apresentação  e discussão do SIGA no dia 27/03/2010, em Cuiabá, conseguimos avançar em vários pontos da proposta  inicial apresentada pela  SEDUC.Considero como avanços positivos uma vez que ficou claro durante a apresentação que o programa teria como principio a centralidade na Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana. Pois bem, dos pontos acima citados conseguimos avançar em vários aspectos: Formação técnica e pedagógica aos professores formadores do Cefapro,assessores, diretores, coordenadores e professores do 1º ciclo , releitura e reorganização das capacidades com vistas na alfabetização e letramento e adoção de medidas  como um dos instrumentos de  avaliação formativa e  elaboração de um orientativo para a equipe gestora e professores do 1º ciclo.

Profª Sueleide Alves da Silva Pereira


PROFESSORES FORMADORES  DA ÁREA DA ALFABETIZAÇÃO PARTICIPAM DE FORMAÇÃO EM CUIABÁ
SIGA – Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem    
Desafios e Oportunidades

Na semana de 08 a 11 de Junho de 2010 realizou-se no CEFAPRO de Cuiabá um encontro formativo do  Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem (SIGA) com a participação dos Professores Formadores da Área da Alfabetização de todos os Cefapros do Estado de Mato Grosso sob a orientação das Profªs Marilza Hidalgo Gimenez , Maria Aparecida Toló e Rosimeire Gomes F.Ramos.
Representando o CEFAPRO de Sinop, participaram da formação técnico-pedagógica as professoras: Rozilene Batista, Sueli Brito e Sueleide Pereira.
A formação, intitulada “Base de Treinamento” foi organizada no sentido de propiciar o processo de implantação a partir do 3º bimestre, do Sistema de Gestão Integrado da Aprendizagem na área de Linguagem e seus Códigos, Ciências da Natureza e Matemática e Ciências Humanas e Sociais, numa perspectiva interdisciplinar no 1º ciclo da Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana no Estado de Mato Grosso.
O SIGA 2010, é um projeto piloto que será contemplado na sua integralidade inicialmente pelo Município de Barra do Garças e nos demais municípios a implantação será gradativa.Em Sinop apenas 2 Escolas Estaduais participarão do início do programa. Este também prevê a formação para todos os atores envolvidos no processo de construção da aprendizagem: professores (1º ciclo), coordenadores, diretores e assessores pedagógicos e tem como meta a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem.
A nova formatação do SIGA é sua integração ao Sigeduca e envolve vários aspectos. Os eixos, capacidades e descritores, registros de acompanhamento e a trajetória dos educandos constituirá indicativo para análise e reflexão da prática pedagógica na dimensão cognitiva, social e afetiva.
O lançamento dos dados iniciado no 3º bimestre segue a dois períodos distintos: bimestral e anual envolvendo vários procedimentos:
1. Mapa de Frequência/tarefa.
2. Cantinho e Mapa de Leitura.
3. Perfil dos educandos.
4. Avaliação do Educando, do professor regente, do Coordenador Pedagógico do Diretor e do Assessor Pedagógico.
5. Medidas adotadas.
6. Relatórios indicadores.
Para além do aspecto meramente técnico, o SIGA tem como eixos centrais a oralidade, leitura e produção fazendo uso dos gêneros textuais: literatura infantil, listas, textos instrucionais, receitas, quadrinhos, parlendas, trava-línguas, quadrinhas, jornais, revistas e outros na perspectiva da alfabetização e letramento e deve inicialmente promover entre os atores envolvidos reflexões sobre metodologia e avaliação curricular. Segundo Jussara Hoffmam ”A avaliação é essencial à educação e indissociável do trabalho pedagógico, enquanto concebida como problematização, questionamento, reflexão sobre a ação. É parte inseparável de cada passo, de cada ação didático-pedagógica. Ao visar o avanço contínuo do educando, pela superação das dificuldades e acesso ao conhecimento, adquire uma dimensão emancipatória.”
Neste contexto, o Cefapro, enquanto Centro de Formação de Profissionais da educação básica assume, numa dimensão coletiva, o acompanhamento do processo desde a implantação à efetivação das metas e ações que se estabelecerão durante o processo.
Fonte: SIGA – Orientativo 2010
Área: Alfabetização – Cefapro – SINOP

      CEFAPRO PLANEJA A FORMAÇÃO DO SIGA EM SINOP

    Nos dias 15 e 16/08, as professoras Rozilene, Sueleide e Sueli organizam a formação do SIGA que acontecerá nos dias 17 e 18/08 e   será realizado nas dependências da Assessoria Pedagógica. Este evento reunirá  assessores, diretores, coordenadores e professores do 1º ciclo das Escolas Estaduais Paulo Freire e Nossa Senhora da Glória . O objetivo da formação é apresentar a dimensão estrutural, técnica e pedagógica do programa. O evento também contará com a participação da Técnica do Siga/SUFP -Seduc Marilza Hidalgo e da Profª Mirta  Grisel Garcia SUFP/Seduc que fará oficinas das capacidades da matemática para o 1º ciclo. A organização da formação é constituida por – Planejamento para a formação: Agenda de Formação: Fundamentos, Organização de Espaço: Cartazes de freqüência e leitura e Cantinho da Leitura. A função do professor formador da área de alfabetização é acompanhar o processo com o olhar  na formação continuada dos professores com o objetivo na qualidade da educação das crianças de  6 à 8 anos.

Profª Sueleide Alves da Silva Pereira
Área: Alfabetização/ CEFAPRO/SINOP


PROFESSORES RESPONSÁVEIS PELO ACOMPANHAMENTO DO SIGA

Escola Estadual Nossa Senhora da Glória - Profª Sueleide Alves da Silva Pereira
Escola Estadual Paulo Freire - Profª Rozilene  da Costa Batista





CEFAPRO – CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO -SINOP –MT
RELATÓRIO DA FORMAÇÃO DO SIGA COM OS PROFESSORES (AS) ALFABETIZADORES


         Nos dias 17 e 18 de agosto de 2010,foi realizada a formação do SIGA, com professores(as) alfabetizadores(as) do 1º ciclo das Escolas Estaduais Nossa Senhora da Glória e Paulo Freire, no salão da Assessoria Pedagógica do município de Sinop. A equipe gestora do Cefapro,Kátia Oliveira Carvalho e Ângela Maria Dezan Barbuio  fizeram a abertura dos trabalhos.  Participaram da formação: professoras, articuladoras, coordenadoras e diretor das escolas acima citadas. As professoras formadoras do Cefapro da área de Alfabetização Rozilene da Costa Batista, Sueleide Alves da Silva Pereira e Sueli Brito, estiveram à frente das orientações, juntamente com as professoras Marilza Gimenez Hidalgo e Mirta Grisel Garcia Kehler (Seduc).
O primeiro dia (17/08), teve início às 7:00 horas sob encaminhamentos da professora Sueli Brito com acolhida dos participantes entrega dos crachás. Logo em seguida foi realizada a apresentação dos participantes, onde através da dinâmica do papel higiênico cada um teve a oportunidade de falar um pouco de si, conforme o tamanho do pedaço  de papel higiênico pego,com o objetivo de promover a interação entre o(as) professores(as).Na seqüência foram feitos os combinados juntos aos participantes com registro no quadro, como sugestão do que as professoras podem realizar na sala de aula, para estabelecer regras de  convívio tendo em vista o desenvolvimento significativo dos envolvidos no processo de construção do conhecimento(alunos e professores) nas aulas.A professora Sueli apresentou a agenda da formação, fez a leitura da mesma com todas as atividades previstas para os dois dias. Lançou a seguinte  pergunta para reflexão: Você acredita que com seu trabalho no Siga, conseguirá provocar o avanço na aprendizagem de todos os alunos da sua turma?Nesse momento os(as) professores(as) comentaram sobre a possibilidades de melhora, também as dificuldades encontradas e a dúvida quanto a permanência do programa, visto que alguns programas iniciados não tiveram seqüência. Então a professora Marilza esclareceu da importância do Siga, que se inicia em 2010 com algumas escolas, mas com o objetivo de se estender a todas as escolas do Mato Grosso a partir de 2011.A professora Sueli continuou com a apresentação geral do Siga, seus objetivos, metas, resultados esperados, estrutura gerencial, material estruturado, eixos e capacidades e valorização da leitura. Foi realizada uma dinâmica para formação de três grupos para reflexão sobre o analfabetismo, foi lido o texto “Analfabeta”, seguido de comentários sobre os fatores que contribuem para o analfabetismo e seus efeitos no exercício da cidadania.
            No período vespertino, a professora Rozilene fez os encaminhamentos, com início às 13:00h. Apresentou os princípios que norteiam o programa siga. Os trabalhos continuaram na mesma organização dos três grupos, onde cada grupo recebeu duas perguntas para refletir  e definir como mito ou verdade, sobre o desenvolvimento da aprendizagem das crianças em seguida foi feita a socialização dos grupos.A professora Rozilene apresentou o mapa de freqüência,onde os professores(as) marcaram o para casa sob o embalo da canção “Penerei o fubá”. A maioria das professoras já trabalharam com o mapa de freqüência anterior, mas houve  algumas alterações, o que foi esclarecido pela professora Marilza, que ajudou também na explicação do roteiro para preenchimento do mapa de freqüência, qual o objetivo e importância do mesmo, como registrar as tarefas de casa realizadas pelos alunos. Foi feito a leitura do texto “Tarefa para casa: Uma violência consentida?, seguida de  reflexões e comentários sobre como o para casa deve ser visto, que deve ser de forma diversificada, prazerosa, não como um castigo ou imposição.O encerramento foi feito com um para casa, onde os participantes deveriam escrever uma parágrafo sobre os assuntos tratados durante o dia e dizer qual foi o mais importante.
Dia 18/08, teve início às 7:00h, sob encaminhamentos da professora Sueleide, com a acolhida dos participantes, realizou a dinâmica do arco-íris em que os(as) presentes escreveriam no papel o que pudessem escrever no arco-íris da vida, sob o som da música aquarela. Em seguida, a turma foi organizada em duplas para a socialização e correção do para casa, com a leitura espontânea da atividade.A professora Sueleide passou a oportunidades para a professora Mirta Keller , que realizou uma oficina de matemática de acordo com os eixos e capacidades de cada fase do primeiro ciclo, usando materiais concretos como blocos lógicos, material dourado, canudos de refrigerante em atividades diferenciadas. Foi um momento muito importante e de grande proveito, pois as professoras alfabetizadoras ficaram satisfeitas com o trabalho, que as ajudará em sala de aula. Pediram também oficinas nas demais áreas do conhecimento. No período vespertino a professora Sueleide retomou às 13h00minh, com a leitura do texto “sugestões de trabalho com a literatura infantil”, seguido de comentários entre os participantes. Foi organizado na sala, um cantinho de leitura, com uma mesa decorada, cartazes e livros distribuídos sobre a mesa, como sugestão para se realizar em sala de aula juntamente com os(as) alunos(as).A professora Sueli apresentou o mapa de leitura, e explicou o roteiro de preenchimento do mesmo.Um outro texto lido e comentado pelos(as) participantes foi “Para transformar o ensino da leitura e da escrita, qual o desafio?”, serviu para a reflexão da prática pedagógica. A professora Sueleide apresentou o slide da história “Curiosidade premiada”, texto de Fernanda Lopes de Almeida, esclarecendo que com a criança deve-se ler o próprio livro, oportunizando a criança a levantar hipóteses, confirmações ou refutações em relação ao texto.Em seguida, foram distribuídos  questionamentos aos grupos sobre a curiosidade e hipóteses dos alunos no processo de construção do conhecimento.Após a discussão, os grupos socializaram a sistematização das idéias que foram consolidadas  com o texto para reflexão coletiva “Ensinar exige curiosidade”, onde o ensino que desperta curiosidade pode elevar a auto-estima e propicia a participação da criança. A professora Marilza fez a leitura do orientativo do Siga. E antes de encaminhá-los ao laboratório de informática. Para o encerramento da parte pedagógica às 17:00h, foi lido a mensagem do “Vestido azul”, em seguida a música “Cuida de mim”. Os(as) participantes dirigiram-se ao laboratório de informática para a apresentação do sistema e conhecimento do processamento de informações e  a importância da inserção dos dados. As professoras não tiveram muita dificuldade, pois já estão ambientadas com o diário eletrônico. Os(as) Professores(as) fizeram uma avaliação identificando os pontos positivos e negativos da formação, e assim encerrou-se o encontro às 19:30h.

Professoras Formadoras: Rozilene da Costa Batista
                                            Sueleide Alves Da Silva Pereira
                                            Sueli Brito

ACOMPANHAMENTO DO SIGA NA ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DA GLÓRIA 
Escola Estadual Nossa Senhora da Glória
Diretor: Anézio Bach
Coordenadora SIGA - Clorinda Picolli
Turmas que fazem parte do SIGA
                     1º  ciclo
Matutino - 1ª fase A,  2ª fase A  e  3ª Fase A

Vespertino - 1ª fase B,1ª fase C, 2ª fase B, 2ª fase C e 2ª  fase B

total 8 turmas.

Profª Sueleide Alves da Silva Pereira

ACOMPANHAMENTO DO SIGA NA ESCOLA NOSSA SENHORA DA GLÓRIA
Nos dias abaixo relacionados a Profª Sueleide Alves da Silva esteve na EE Nossa Senhora da Glória para acompanhamento e orientações do SIGA junto à coordenação e professores das turmas de 1º ciclo para realizar as seguintes ações:
24/09:Apresentação do diagnóstico do acompanhamento à Coordenação, elaboração de uma agenda para orientação no lançamento  no SIGA, dos procedimentos  junto  aos professores do 1º ciclo.
28 e 29/09:Orientações e acompanhamento  individualizado aos professores do 1º ciclo:
Lançamento dos procedimentos do 1º e 2º bimestre: capacidades desenvolvidas pelos alunos.
08/11 -8:00 às 19:00h: Orientações para lançamento dos procedimentos referentes ao 2º e  3º bimestre das turmas do 1ºciclo. Esses procedimentos envolvem: frequencia, metodologias, capacidades desenvolvidas, medidas adotadas, realização de ativididades  e  livros lidos.
  É importante registrar que para além da inserção dos procedimentos os professores têm refletido  sua prática pedagógica, observando aspectos importantes a serem considerados no aluno como sujeito que constroi conhecimento.
Profª Sueleide Alves da Silva Pereira
Cefapro /SINOP

        ORIENTAÇÕES E ENCAMINHAMENTOS DO SIGA

Nos dias 13 e 14/10 esteve presente no CEFAPRO, a técnica da Seduc, Profª Marilza Hidalgo para orientações e encaminhamentos do SIGA. No dia 13/10 no período matutino a Profª Marilza se reuniu com as professoras Sueleide e Rozilene,responsáveis pela  área da alfabetização e  pelo acompanhamento do SIGA nas escolas estaduais em Sinop. A Técnica fez um diagnóstico do lançamento  dos procedimentos referentes ao 1º e 2º bimestre lembrando que a escola tem 10 dias após o final do 3º bimestre para lançamento.   Na oportunidade, os professores formadores solicitaram encaminhamentos sobre a visualização no sistema das medidas adotadas para o aluno. Foi conversado sobre as dificuldades encontradas no processo e possibilidades de encaminhamentos. No dia 14/10 participei da  reunião  com o Assessor Pedagógico na Assessoria Pedagógica para orientações e possiveis alterações  das medidas adotadas. A partir da leitura reflexiva das medidas adotadas, o assessor pedagógico Adriano Sabino Gomes  fez sugestões de alterações que foram analisadas pela Profª Marilza.  Finalizado o encontro a prof ª Marilza destacou a importãncia de avaliar o programa neste ano de 2010  e apontar, mediante as dificuldades encontradas ,possibilidades de mudanças para o ano de 2011.

Profª Sueleide Alves da Silva Pereira
Cefapro/Sinop


26/11/2010 - AVALIAÇÃO DO SIGA EM 2010
Professores da área da alfabetização, Sueleide e Rozilene  avaliam o SIGA neste ano de 2010.

No dia 30/12 no horário matutino  entrei em contato via telefone  com a Escola Nossa Senhora da Glória para acompanhamento do lançamento no Siga  referente aos procedimentos do 4º bimestre. Segundo a coordenadora, A Profªda 2ª fase da turma C, turno vespertino  ainda não inseriu os procedimentos  referentes ao 3º bimestre uma vez que o sistema não estava dando condições para tal. A coordenadora solicitou à Profª Sueleide encaminhamentos para essa situação. A coordenadora  agendou para a sexta-feira, dia 03/12 das 17:00 às..... a presença da professora Sueleide visto ser o horário disponível da Professora. A Profª Sueleide encaminha e-mail comunicando o fato aos responsáveis: Escola estadual Nossa Senhora da Glória, Cefapro e SUFP.

03/12 - no horário vespertino a profª Sueleide  vai à Escola Nossa Senhora da Glória verificar o Sistema de acompanhamento da Aprendizagem junto à Professora da 2ª fase C, turno vespertino. Ao abrir o sistema é verificado que o mesmo está em perfeita normalidade. A Profª fez o lançamento dos procedimentos  do 3º bimestre. (avaliação das capacidades e medidas adotadas para o aluno).A professora Sueleide esclarece dúvidas junto à professora sobre como se dá na criança  o processo de apropriação da leitura e da escrita, as garatujas(hipóteses de leitura e escrita) e  se compromenteu de auxiliar a professora com um texto de fundamentos da Telma Weiz. Também houve um diálogo sobre concepção de aprendizagem sócio interacionista em contraposição à concepção bancária. A prof da turma  se comprometeu de lançar as tarefas realizadas e a quantidade de livros lidos pelos alunos,visto não estar no momento com os registros. A prof Sueleide orientou para a importância dos registros, da sua reflexão e  replanejamento das ações. Ficou também definido que a prof Sueleide  entraria em contato novamente com a escola para agendar junto à coordenação, caso haja necessidade, para orientações referentes  ao 4º bimestre. Segundo as professoras do 1º ciclo  está tudo tranquilo em relação ao processo e que até o dia 15 farão inserção dos procedimentos.

Sueleide Alves da Silva Pereira
Cefapro/Sinop