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Retorno às atividades

                                       JANEIRO 2010
  Neste ano de 2010 minhas férias foram  MARAVILHOSAS porque minha mãe, avó, rainha e heroína estiveram comigo. Uma benção de DEUS!  Estava com  muita saudade de todos da terrinha. Pôxa vida Mãe é a coisa melhor do Mundo!Inicio o ano fortalecido na fé e no amor materno.  
                                                                             Profª. Sueleide Alves da Silva Pereira  FELIZ.
                                          
                           Iniciando atividades para  o ano letivo de 2010


                                               27/01/2010
Equipe gestora e professores do Cefapro – Pólo Sinop
Ações do/no Cefapro envolvendo equipe gestora e professores no período que antecede a semana pedagógica nas escolas da Rede Pública Estadual de Ensino.
  • Reunião administrativa: equipe gestora e professores
  • Organização de material para a semana pedagógica.
  • Orientações e encaminhamentos para a Semana Pedagógica
Leitura e discussão do Parecer Orientativo º 01/2010,SUFP, referente ao desenvolvimento do Projeto Sala de Professor para o ano 2010.
Pauta: Vídeo sapateado – confiança, trabalho em equipe, maturidade, liderança,criatividade;
Esclarecimentos sobre avaliação dos professores: Instrumentos, maturidade, profissionalismo;
ORIENTAÇÕES DA SECRETÁRIA Patrícia Carla Algayer : prestação de contas, Termo de cooperação técnica, Política de Formação do Estado, Estágio Probatório, Elaboração do PPDC, Encontro Formativo em Cuiabá.
Planejamento para acompanhamento da semana pedagógica – Escala de Professores – 29/01, 01 e 02/02.
Cefapro nas Escolas da rede Estadual dos municípios do Pólo: 03,04 e05/2010
Na escala fiquei responsável pelo acompanhamento da semana pedagógica na Escola Estadual Grácia Edmundo Zeferino, município de Nova Santa Helena- MT.
PROFESSORES FORMADORES  DO CEFAPRO ORGANIZAM CRONOGRAMA ORIENTATIVO PARA ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÕES NA  SEMANA PEDAGÓGICA DAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE ENSINO.
  SEMANA PEDAGÓGICA  2010 -PROGRAMAÇÃO
1.       APRESENTAÇÃO DO CEFAPRO
Organograma e fluxograma
Objetivos e metas
Equipe gestora
Equipe de professores formadores
Programa e Projetos para  2010
2.       QUESTÕES PARA REFLEXÃO
. Qual o quadro atual da escola (pontos positivos e negativos), perfil da escola.
. Aonde queremos chegar e como fazer para ir da atual realidade à meta  desejada
. Como os pais podem se envolver
. Que responsabilidade os alunos terão na organização escolar
. Qual a responsabilidade do professor frente aos seus alunos
. Qual a contribuição que a escola espera do CEFAPRO?
3.       CURRICULO
Texto - Currículo fragmentado
4.       ESCOLA ORGANIZADA POR CICLOS DE FORMAÇÃO HUMANA
Texto – Ciclos ou Série – Luis Carlos de Freitas
Parecer Orientativo de Avaliação 2010
Projeto Sala de Superação
5.       APRENDIZAGEM POR PROJETOS
Planejamento coletivo
Tipologia de conteúdos
Oficina  e Texto -  Professora Albina
6.       AVALIAÇÃO FORMATIVA
                  
   FEVEREIRO 


CEFAPRO AVALIA SEMANA PEDAGÓGICA  - 08/02/2010  

      Socialização da Semana Pedagógica

    No dia 08/02/2010 os professores formadores do Cefapro socializaram em forma de relatos  as reflexões e resultados do  acompanhamento  realizado na semana pedagógica nas Escolas da Rede Pública Estadual do Pólo de Sinop. O grupo avaliou os trabalhos de forma positiva. Na oportunidade, apresentei relatório da Escola Estadual Grácia Edmundo Zeferino situada no município de Nova santa Helena.

  • Os  Projetos de ensino desenvolvidos pela escola,
  • A Necessidade de reformulação do PPP,
  • Orientações do projeto sala de professor e calendário para o ano letivo, as
  • Orientações aos profissionais da rede municipal para implantação do Projeto Sala de professor  
  • Dificuldades enfrentadas pela escola, principalmente em relação à infra-estrutura
  • Os encaminhamentos realizados: Ficha diagnóstica para levantamento de temas, orientações para o PPP, entre outros. Esses momentos são importantes porque promovem a partilha e a interação e contribuem na busca por alternativas na resolução das dificuldades encontradas pela equipe de professores formadores frente às orientações nas escolas.

Profª Sueleide Alves da Silva Pereira
Área: Alfabetização – Cefapro – Pólo SINOP

MARÇO

17 à 18/03 - Estudo das orientações Curriculares




 
  Durante os dias 17 à 18/03 os professores formadores do Cefapro se reuniram por área para estudo e análise das orientações curriculares para o ensino fundamental e médio enviado pela Seduc. A area da alfabetização fez a sistematização dos estudos com a área da linguagem. No dia 19 foi feita a socialização dos estudos junto à coordenadora do Cefapro. Na oporturnidade apresentei os seguintes pontos:
  • As Orientações não apresentava consultoria especifica na área de Pedagogia;
  • O documento, muito embora apresente uma concepção de letramento, as capacidades apresentam enfoque conteudista, baseado nos PCNS, ficando visivel sua fragmentação.
  • Que a a alfabetização não constitui apêndice da área de linguagens, uma vez que a prática nos anos iniciais é unidocente, portanto de natureza interdisciplinar.
  • Que os fundamentos não atendem à pespectiva da Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana.
  • Que há necessidade de um estudo mais profundo das Orientações Curriculares para o Estado de Mato Grosso.
Profª Sueleide Alves da Silva Pereira
Área Alfabetização - Cefapro- Sinop



19/03/2010


CEFAPRO :RECONSTRUÇÃO DO PPDC

A equipe de formadores do Centro de Formação dos Profissionais da Educação de Sinop está reconstruindo seu PPDC.

Na manhã do dia 19 de março, houve a socialização das reformulações das Dimensões Administrativa, Filosófica, Pedagógica e Institucional.Essa reconstrução é cotinuum progressivo, precisa ser avaliado e reformulado constantemente, nos indicando o caminho a percorrer: ponto de partida (nossa reliadadeponto de chegada (nosso ideal).
Utilizamos aqui um citação que retrata essa construção coletiva e continuada“Uma proposta pedagógica é um caminho, não é um lugar. Uma proposta pedagógica é construída no caminho, no caminhar. Toda proposta pedagógica tem uma história que precisa ser contada. Toda proposta pedagógica possui uma aposta. Nasce de uma realidade que pergunta e é também busca de uma resposta. Toda proposta é situada, traz consigo o lugar de onde fala e a gama de valores que a constitui. Traz também as dificuldades que enfrenta, os problemas que precisam ser superados e a direção que a orienta. E essa sua fala é a fala do desejo (...) nunca uma fala acabada, não aponta o lugar, a resposta, pois, se traz a resposta, já não é uma pergunta. Aponta, isso sim, um caminho também a construir.”. (KRAMER, 1999. p. 169)
Fonte: Blog do Cefapro/ Sinop



22 à 26/03

No dia 22 à 26/03 a equipe gestora e professores formadores do Cefapro participaram no Hotel Fazenda em Cuiabá da Formação Entrelaçando Saberes. O objetivo desse encontro é principalmente socializar as discussões sobre as Orientações Curriculares para o Estado de Mato Grosso. Na oportunidade sistematizei algumas reflexões sobre o documento que foi entregue à gerente da alfabetização da Seduc, Alvarina Santos.
Eis a sistematização dos estudos:
ENCONTRO FORMATIVO “Formação em rede: Entrelaçando Saberes”


23/03
  • Gestão da Educação: responsabilidade social com a qualidade do ensino - Ságuas de Moraes Souza (Secretário Estadual de Educação).
·         “Gestão da Educação: círculos virtuosos da ação - Profª. Dra. Maria Cristina Theobaldo.
·          “Currículo: a integralidade humana no processo de aprendizagem do educando”- Profº Dr. Miguel Arroyo.
·         “Avaliação da aprendizagem: uma relação ética da teoria à prática em sala de aula”-
      Profº Dr. Vasco Moretto.
24/03
·         Concepções Curriculares para a Educação Pública de Mato Grosso – Ms Rosa Neide Sandes de Almeida. Gts:Apresentação das orientações curriculares por modalidade e especificidade
·         Discussão dos grupos por Área do Conhecimento: GT Alfabetização,
 25/03
  • Grupos por áreas do conhecimento/Discussão das Orientações Curriculares: GT - Alfabetização: Linguagem, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Diversidade, Educação no Campo e Educação de Jovens e Adultos.
26/03
  • Apresentação das linhas gerais do documento das Orientações Curriculares nas áreas do conhecimento, Mesa redonda”Os desafios da Consolidação da política de qualificação em mestrado e doutorado na rede estadual de ensino – A legislação atual de pós graduação no Brasil e sua interface com os acordos do Mercosul. Dra Flávia Nogueira
27/03 – Formação do SIGA – Participantes: Alfabetizadores  e equipe gestora/CEFAPRO (Sistema de Acompanhamento da Aprendizagem para o 1º e 2º ciclo).
Resultados Obtidos:
  • Reflexão e interação de saberes constituintes da  práxis pedagógica tendo em vista a  formação continuada a perspectiva da Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana.
Discussão da Elaboração das Orientações Curriculares da Política de Educação do Estado de Mato Grosso.


ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO - SEDUC
SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA - SUFP
CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CEFAPRO DO PÓLO DE SINOP

      Considerando o momento histórico pelo qual Mato Grosso se insere no contexto educacional uma vez que traça como desafio e conquista democrática da demarcação  materializada  de uma proposta pedagógica de cunho reflexivo argumentativo  para a Educação básica na perspectiva da Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana é salutar que a especificidade da área da alfabetização nas séries iniciais constituintes do 1º e 2º ciclos tenha como eixo norteador “alfabetizar letrando”como  forma de subsidiar a organização do trabalho pedagógico.Para tal,é preciso  definir com clareza sua fundamentação: Currículo,Formação de Professor, Metodologia e Avaliação como resultado processual dos estudos e discussões dos profissionais da Educação ao longo das décadas.Neste contexto é que compreendemos de  fundamental importância as proposições abaixo elegidas a partir da participação coletiva entre os nossos pares.

 Área: Alfabetização
PROPOSIÇÕES
Estrutura /Fundamentos
·        Indicação de Consultoria específica na área da alfabetização
·        Textos que apresentam expressões condizentes com a concepção da Escola Organizada por Ciclos de Formação humana na perspectiva da construção do conhecimento construtivista sócio-interacionista.
·        Fundamentação coerente e coesa, articulando áreas e ciclos
·        Ampliar bibliografia  na especificidade da alfabetização.
·        Referências bibliográficas ao final de cada ciclo
·        Definir linguagem especifica para aluno. Se o termo deve ser aprendente , educando ,criança, estudante, para dar uniformidade a concepção epistemológica  da orientação.(pensamos que deve ser educador/educando.
·        Inserção  de temas específicos como: Afetividade, Ludicidade, Ambiente alfabetizador, O articulador no processo da alfabetização,
·        Inserir Capacidades específicas para cada ano/ciclo.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     
·        Inserir os eixos norteadores de Educação Física e Artes, tendo como base os Pcns.
·        Incluir as especificidades (diversidade, educação especial e educação no campo) nas orientações curriculares dos ciclos.
      (Re)Organização nas concepções
·        Fundamentação Teórica do ensino de nove anos contextualizando historicamente a Escola Organizada Por Ciclos de Formação Humana articulando às concepções de alfabetização e Letramento,utilizando-se  de citações autorais, quando  necessário.
  •    Referendar os Pressupostos da aprendizagem e do ensino da alfabetização nas concepções;
ü     Língua e ensino de língua
ü     Alfabetização
ü     Letramento
ü     Ensino da língua escrita
·        Re(estruturação dos eixos norteadores da alfabetização)articulando PCN /CEALE / PRÓ-LETRAMENTO/SIGA
ü     Compreensão e valorização da cultura escrita
ü     Apropriação do sistema da escrita
ü     Leitura
ü     Produção de textos escritos
ü     Desenvolvimento da oralidade
·        Metodologia(Planejamento,Interdisciplinaridade,organização do tempo pedagógico- algumas orientações)

Concepções atuais em relação à Avaliação, na sua dimensão formativa  dando ênfase a avaliação diagnóstica na 1ª fase(ano)
Instrumentos de registro e análise do processo de aprendizagem.
Importância da Formação continuada.
·        Algumas Sugestões Bibliográficas;
ü     Psicogênese da língua Escrita de Ferreiro e Teberosky,
ü     Construção do conhecimento articulado ao desenvolvimento humano segundo Piaget , Vygoskty e Wallon
ü     (ampliação da bibliografia)Alfabetização e letramento da Magda Soares  e Telma Weisz
ü     Miguel Arroyo-Imagens quebradas.
             
                                                    Profª Sueleide Alves da Silva Pereira    
                                                                  Março /2010


ENCONTRO FORMATIVO “Formação em rede: Entrelaçando Saberes”


23/03
  • Gestão da Educação: responsabilidade social com a qualidade do ensino - Ságuas de Moraes Souza (Secretário Estadual de Educação).
·         “Gestão da Educação: círculos virtuosos da ação - Profª. Dra. Maria Cristina Theobaldo.
·          “Currículo: a integralidade humana no processo de aprendizagem do educando”- Profº Dr. Miguel Arroyo.
·         “Avaliação da aprendizagem: uma relação ética da teoria à prática em sala de aula”-
      Profº Dr. Vasco Moretto.
24/03
·         Concepções Curriculares para a Educação Pública de Mato Grosso – Ms Rosa Neide Sandes de Almeida. Gts:Apresentação das orientações curriculares por modalidade e especificidade
·         Discussão dos grupos por Área do Conhecimento: GT Alfabetização,
 25/03
  • Grupos por áreas do conhecimento/Discussão das Orientações Curriculares: GT - Alfabetização: Linguagem, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Diversidade, Educação no Campo e Educação de Jovens e Adultos.
26/03
  • Apresentação das linhas gerais do documento das Orientações Curriculares nas áreas do conhecimento, Mesa redonda”Os desafios da Consolidação da política de qualificação em mestrado e doutorado na rede estadual de ensino – A legislação atual de pós graduação no Brasil e sua interface com os acordos do Mercosul. Dra Flávia Nogueira
27/03 – Formação do SIGA – Participantes: Alfabetizadores  e equipe gestora/CEFAPRO (Sistema de Acompanhamento da Aprendizagem para o 1º e 2º ciclo).
Resultados Obtidos:
  • Reflexão e interação de saberes constituintes da  práxis pedagógica tendo em vista a  formação continuada a perspectiva da Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana.
Discussão da Elaboração das Orientações Curriculares da Política de Educação do Estado de Mato Grosso.

12/04/2010

Cefapro elabora  Projeto Sala de professor

O Projeto Sala de Professor do CEFAPRO acontece semanalmente, a cada segunda-feira, no horário vespertino; 13:00 às 17:00. No dia 12/04/2010 os professores formadores se reuniram para (re)elaboração do Projejto: Identificação, Introdução, Justificativa, Objetivo Geral, Fundamentos  e Temáticas. Durante a elaboração os professores  discutiram concepções de Sociedade e Formação Continuada e fizeram uma retrospectiva histórica da Educação no Brasil e no mundo.

Profª Sueleide Alves da Silva Pereira.
Área: Alfabetização - CEFAPRO - SINOP


          Cefapro avalia SEMPAC