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sexta-feira, 22 de abril de 2011

Formação do SIGA em Cuiabá

O Sistema de acompanhamento da Aprendizagem das crianças do 1º ciclo(6 a 8 anos) reuniu no Cefapro de Cuiabá as professoras formadoras alfabetizadoras do Cefapros do Estado de Mato Grosso.  Finalidade do encontro é discutir a elaboração da agenda formativa para o inicio do ano letivo uma vez que o SIGA será implantado em todas as escolas da rede estadual que ofertam o 1º ciclo de formação humana. A formação foi organizada pelas Superintendencias do Ensino Fundamental  e de Formação, coordenadas pelas Professoras Maria Aparecida Toló ,Criseida Romena, Mirta Griesel e Marilze Guerrise  e estiveram presentes os Cefapro de Sinop, Barra do Garças, Diamantino, Cárceres, Alta Floresta, Cuiabá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Confresa, Rondonópolis  e Juara. Dentre várias  ações desenvolvidas durante a semana de 23 à 26/02 destaco  os pontos fundantes  da formação.
Discussão dos Pontos e Elaboração da Agenda  de formação do SIGA para os municípios:
·         Estudo das Orientações Curriculares - 1º ciclo
·         Estudo dos Fundamentos da Alfabetização e Letramento
·         Estudo e Compreensão dos eixos e matrizes das capacidades do 1º ciclo  
·         Princípios do SIGA
·         Levantamento de referencial bibliográfico para orientar nas discussões.
Ficou definido que a formação acontecerá por etapas e ocorrerá inicialmente no  município e   em seguinda  etapas regionais  nos municípios do pólo. Em Sinop, pela distribuição do quadro, fiquei responsável pelas Escolas Estaduais: Luiz Carlos Ceconello e Ângelo Nadin (Lucas do Rio Verde), Escola Cândido Portinari (Tapurah )e Escola Estadual José Joaquim Barbosa (Simioni –Itahangá) compreendendo  um total de 17 turmas.
  Esses encontros formativos específicos são significativos uma vez que possibilita troca de experiências entre os professores alfabetizadores e aponta possibilidades de( re)construção do fazer pedagógico. É importante que a educação das crianças de 6 a 8 anos seja  prioritariamente concebida como de essencial importância para a qualidade social. Par tanto, é necessário a implantação e implementação de políticas públicas que atendam efetivamente essa demanda, sendo compromisso de todos acompanhar esse processo.Os Professores  precisam resgatar sua autonomia. Para isso, é importante a valorização na carreira e condições de trabalho condizentes com a responsabilidade social que consiste primordialmente em transformar cidadãos e a sociedade.
Sem consciência política não se caminha....
Profª Sueleide Alves da Silva Pereira
Cefapro/ Sinop

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