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E.E. Maria de Fátima Gimenez.

ACOMPANHAMENTO DA SEMANA PEDAGÓGICA: Prof Arlete Buchardt

PROJETO SALA DE PROFESSOR

Gestora: Odilza
Coordenadora: Cícera


FEVEREIRO
PROJETO SALA DE PROFESSOR “Escola Estadual  Maria de Fátima Gimenez” Sinop/MT
Conversando com Gestora e Coordenadora:

Embora não tenha acompanhado a Semana Pedagógica da Escola Maria de Fátima Gimenez, a profª  Arlete fez o repasse de como se deu a semana de estudos  e planejamentos na semana de 02 à 05/02/2010.

24/02/2010 – 10:00 às 11:00

UMA  CONVERSA...
Professores Responsáveis pelo Projeto Sala de Professor: Marli Cichelero,Sueleide ,Gilmar e Arlete.

No dia 24/02/2010,no horário de 10:00 às 11:00,  as professoras Marli Cicheleiro e Sueleide Alves estiveram na Escola Estadual Maria de Fátima Gimenez para conversar com a Gestora Odilza e a Coordenadora Cícera. A conversa 
  • Informes da Semana Pedagógica.
  • Justificativa da ausência da profª. Arlete.
  • Apresentação dos professores formadores Marli e Sueleide
  • Estender as fichas diagnósticas aos profissionais: técnico e apoio administrativo;
  • No primeiro encontro do projeto sala de professor,  haverá a apreciação do projeto, com as  temáticas , para todos os profissionais.

O primeiro encontro do Projeto Sala de Professor está previsto para o dia 02/03/2010. Os encontros acontecem todas as terças-feiras no horário das 17:00 às 20:00h.


 Dia 02/03 - Apresentação do Projeto Sala de Professor aos Profissionais da educação 

MARÇO 02/03/2010

APRESENTAÇÃO DO PROJETO SALA DE PROFESSOR PARA O ANO LETIVO DE 2010.

Às cinco horas da tarde deu-se início à primeira sala de professor da Escola estadual Maria de Fátima Gimenez, com um número significativo de profissionais da educação. A gestora Odilza fez a abertura do encontro e desejou boas vindas a todos. Em seguida foi feita a leitura compartilhada “Deus nunca erra”. A Coordenadora Cícera apresentou a pauta e falou do desafio que será desenvolver um trabalho tão importante e que conta com a parceria do Cefapro no sentido de melhorar a qualidade do ensino da Unidade Escolar. No primeiro momento, as Profªs. Sueleide e Marli fizeram as apresentações conforme solicitado, enfatizando o papel do Cefapro diante do Projeto Sala de professor no sentido de Refletir e fortalecer a formação continuada da práxis educativa. Que o papel do professor formador consiste em acompanhar, contribuir e intervir conforme as necessidades dos professores, da escola, principalmente  em suas dificuldades com os estudantes. Em seguida, fora feita a leitura do código de ética e apreciação do Projeto Sala de Professor. Durante a leitura do código de ética os professores socializaram práticas vivenciadas, refletindo suas causas e conseqüências. Quanto ao Projeto Sala de Professor,os temas foram levantados no ano de 2009 e aprovados por todos os profissionais da Educação. A carga horária é de 99h, sendo 81 presencial e 18h de estudos e relatórios. Durante a apresentação do projeto  a gestora destacou que o mesmo ainda está em construção e que há necessidade de contemplar em suas temáticas os profissionais da área 21 e que a expectativa é que o CEFAPRO possa contribuir de forma efetiva na formação de professores.


Profª Sueleide Alves da Silva Pereira
Área: Alfabetização – CEFAPRO – SINOP


09/03/2010
  PROJETO SALA DE PROFESSOR; OLIMPIADAS DE LINGUA PORTUGUESA

Mais uma vez, deu-se inicio às 17:00h  ao Projeto Sala de Professor da Escola Estadual Maria de Fátima Gimenez.Estavam presentes os professores formadores Sueleide, Marli e Gilmar e profissionais da educação da referida unidade escolar. Inicialmente foi realizada a leitura compartilhada “Deus faz”.  A diretora Odilza que  comunicou que estaria junto aos profissionais da educação: apoio e técnico administrativo uma vez que  o sala de professor dessa área seria realizado em separado.  A seguir a coordenadora Cícera, apresentou a pauta cuja temática, Olimpíadas da Língua Portuguesa, repassada pelas professoras da área de Linguagens  que fizeram a formação no Cefapro junto com as professoras Sara Cristina e Márcia Weber. O objetivo é contribuir junto aos professores no processo de leitura e escrita. Também foi feita a leitura do caderno volante. A seguir as professoras apresentaram a seqüência didática:Leituras: apresentação e organização do processo, apresentação do vídeo, viajando com as palavras e o prazer pela escrita;O que os alunos já sabem- Certezas provisórias: ampliação de repertórios; definindo a situação de divulgação, lendo reportagens juntas, características da reportagem:um estudo; Buscando informação para produção do texto;entrevista;valorização do conhecimento da comunidade;Produção do texto coletivo, Publicando o texto e produção do texto individual.A seqüência apresentada, segundo as professoras multiplicadoras pode ser utilizada em vários gêneros:Poema, Crônica, Memória e artigo de opinião, mas no momento o enfoque foi no Gênero Memória, como proposta de trabalho que possibilita a intervenção na sociedade. Após a socialização da proposta os professores dialogaram sobre as dificuldades de desenvolver o processo, mas também da mudança metodológica que provoca pois a seqüência didática apresentada  pode ser viabilizada em todas as áreas do conhecimento. Desta forma foi realizada mais um encontro dos profissionais da educação da Escola Maria de Fátima Gimenez.

Profª Sueleide Alves da Silva Pereira
Área – Alfabetização – CEFAPRO – SINOP


ABRIL
ACOMPANHAMENTO DO PROJETO SALA DE PROFESSOR - 06/04

Acontece nas dependências da Escola Maria de Fátima Gimenez a formação continuada, que contou com a participação dos profissionais da educação. Nesse dia estava presente a acadêmica Joice do 8º semestre de matemática da UFMT que na oportunidade apresentou  o projeto de transposição didática no ensino da Física.Segundo a acadêmica o foco do projeto é a Astronomia e a proposta faz críticas em relação à fragmentação dos conteúdos, transmitidos de geração à geração sem significado, ao livro didático, do ponto de vista das concepções equivocadas. Após a apresentação, foi realizado um questionário investigativo e a reflexão do texto : A lua não tem 4 fases (Canalli).Os professionais responderam o questionário e socializaram suas inquietações.

ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO - SEDUC
SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA - SUFP
CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CEFAPRO DO PÓLO DE SINOP


ESCOLA ESTADUAL MARIA DE FÁTIMA GIMENEZ



Pauta
DATAS: 01//06 - 15/06 – 06/07 – Duração : 12 horas
TEMA: Alfabetização e Letramento na Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana
Professores Responsáveis: Marli Cichelero, Sueli Brito , Sueleide Silva e Rozilene Batista
OBJETIVO: Oportunizar reflexões e questionamentos sobre o processo de alfabetização e letramento na perspectiva da Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana.

SUBTEMAS:
Concepções de Alfabetização
Concepções de Letramento
Planejamento Coletivo( Práticas de Alfabetizar Letrando integrando as áreas)
Fases de desenvolvimento humano
Currículo,Metodologia, Avaliação na Escola Organizada por Ciclos de Formação
Afetividade  e ludicidade no Processo de Ensino-Aprendizagem


METODOLOGIA:
Leitura Compartilhada
Diagnóstico do processo seguido de reflexões sobre Alfabetização e Letramento na Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana.
Socialização das reflexões
Planejamento Coletivo (oficinas)

RECURSOS:
Textos para leitura
Slides
Data Show

Bibliografia
FERREIRO, Emília e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
________________. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2000.
GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1993.
LIMA, Elvira Souza. Ciclos de Formação: uma reorganização do tempo escolar. GEDH, Grupo de Estudo do Desenvolvimento Humano. São Paulo, SP: Editora Sobrinho, 1998.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
______________. Linguagem e Escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática, 1994.
TFOUNI, Leda Verdani. Letramento e Alfabetização.  São Paulo: Cortez, 2002.


Infelizmente essa formação foi um pouco conturbada, pois foi alterada várias vezes em virtude de incompatibilidade de horário das professoras formadoras da alfabetização.Embora a pauta tenha sido mntida mas a proposta  foi realizada na  superficialidade. Porém a avaliação dessa formação propiciou reflexões sobre a alfabetização e letramento ou mais precisamente alfabetizar-letrando.
 (relatar  a formação)

No dia 01/06/2010 aconteceu o 1º encontro formativo sobre Alfabetização e Letramento, tema do Sala de Professor que acontece em três encontros, o primeiro dia 01 de junho, o segundo dia 15 de junho e o terceiro encontro dia 06 de julho com a presença dos profissionais da escola (professores e técnicos) e formadores do Cefapro Marli, Márcia, Sueli e Sueleidee Rozilene. O objetivo é oportunizar reflexões e questionamentos sobre o processo de Alfabetização e Letramento na perspectiva da Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana. Os subtemas abordados Concepções de Alfabetização e Letramento; Planejamento Coletivo (praticas de alfabetizar Letrando integrando as áreas); fases de desenvolvimento humano; Currículo, Metodologia, Avaliação na Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana e Afetividade e Ludicidade no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada Leitura Compartilhada, Diagnóstico do processo seguido de reflexões sobre Alfabetização e Letramento na Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana; Socialização das reflexões; Planejamento Coletivo (oficinas). Para citar alguns autores Ferreiro & Teberosky (2000); Geraldi (1993); Lima (1998); Soares (2001), Tfouni (2002).

Nos dias 10/08,as Professoras Sueleide e Rozilene iniciaram as atividades com os slides  da literatura infantil "O menino que aprendeu a ver" de Rute Rocha onde os professores refletiram práticas de letramento a partir da apropriação da cultura da leitura e da escrita. As professoras Sueleide e Rozilene encaminharam as discussões do ponto de vista das práticas de alfabetizar com foco nas capacidades do 1º ciclo. Foram realizadas leituras dos eixos/capacidades da matemática e Linguagem e os professores socializaram suas experiências no fazer pedagógico. A partir das reflexões, os professores compreenderam a importância de alfabetizar letrando considerando as fases do desenvolvimento nos aspectos cognitivo, sócio-cultural e motor.Também foram realizadas dinâmicas. Em seguida foi realizada uma dinâmica de relaxamento "saúde do corpo".

No dia 17/08, as professoras Rozilene e Sueleide estiveram na escola para finalizar o encontro referente à alfabetização e letramento. Nesse encontro os professores socializaram as concepções de alfabetização e letramento. Também foi apresentado slides " Revisitando a rotina" fundamentado por Madalena Freire, que reflete e extrapola o termo "Rotina" e a importância dos registros.Foi socializado possibilidades de fazeres pedagógicos na perspectiva do gênero. As professoras orientaram o site da seduc onde há material específico para alfabetização:Proletramento,Pra ler e PROFA. Também lembrou do material do CEALE, que aborda com fundamentos as práticas de letramento. No final do encontro, foi disponibilizado o material da formação e as capacidades para auxiliar os professores no fazer pedagógico. Os professores afirmaram a necessidade de um estudo mais aprofundado das capacidades do SIGA para auxiliar nas atividades junto aos alunos. As Professoras Sueleide e Rozilene destacaram a importância do SIGA que será implantado no próximo ano nas escolas da rede estadual no Estado de Mato Grosso. À principio, o programa foi implantado apenas nas Escolas Estaduais Nossa Senhora da Glória e Paulo Freire.

Profª Sueleide Alves da Silva Pereira
Área: Alfabetização