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Escola Estadual Grácia Edmundo Zeferino no Municipio de Nova Santa Helena.

                                      
                                                                 ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO - SEDUC
SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA - SUFP
         CENTRO DE FORMAÇÃO E A TUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CEFAPRO DO PÓLO DE SINOP

FEVEREIRO 2010
         Era a minha primeira viagem como professora formadora do Cefapro. Como  religiosa, Professora, Mãe, Mulher Companheira de luta, e outras funções sociais que exerço no cotidiano como operária em construção,  iniciava "um novo ciclo" em minha vida: viajar, deixar o lar,sair da zona de conforto, da vida provinciana, trocar uma rotina por outra, adentrar em espaços jamais dantes navegados, compartilhar construções e  ideais. .. enfim! Um misto de preocupação e responsabilidade me envolvia... O que me esperava além da escola, espaço que atuo a mais de uma década? Como desenvolverei minhas atividades? Que desafios encontrarei? confesso que naquela semana me deu aquele friozinho na barriga, afinal era o primeiro desafio no Cefapro. No primeiro dia caminhando até à escola, fui aos poucos já conhecendo aquela comunidade. ... No primeiro momento, já cumprimento os  Profissionais da educação que estão nas dependencias da Escola Estadual Grácia Edmundo Zeferino.Em seguida  encontro um companheiro de luta, o secretário da escola Renato Piccoloto  o qual tinhamos nos conhecido no conselho de representantes do Sintep em Cuiabá  e na oportunidade a compannheirada foi  à Chapada dos Guimarães: Eita passeio bom! Já estava me sentindo em casa. Logo após me apresentei   à diretora: Prof Cristina Negrisolli que me apresentou às  Coordenadoras Profª Zenites Sur Berleze , presidente da sub-sede do Sintep de Nova Santa Helena e Alda Pinto. A partir daí já se pinta todo um quadro que certamente  nessas andanças será ilustrado  com muitas histórias para contar...
                                                                                             Profª Sueleide Alves da Silva Pereira


Acompanhamento das ações formativas: Projeto Sala de Professor “Escola Estadual Grácia Edmundo Zeferino " Municipio - Nova Santa Helena
 
PAUTA COLABORATIVA  – SEMANA PEDAGÓGICA  
                         ESCOLA ESTADUAL GRÁCIA EDMUNDO ZEFERINO          
Endereço: Rua Rio de Janeiro, s/n
Endereço eletrônico: graciaedzeferino@gmail.com
Diretora: Cristina Aparecida de Oliveira Negrisolli
Coordenadoras: Zênite Fátima Sur Berleze
Alda Pinto da Silva

Modalidade: Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA
DATA: 03, 04 e 05/02/2010                       
Turnos: matutino e vespertino e noturno
03/02
Apresentação – CEFAPRO - slides
TEMA: PROPOSTA PEDAGÓGICA/PROJETO SALA DE PROFESSOR
Objetivo: Fortalecer o projeto sala de professor como lócus de formação continuada, visando a melhoria da qualidade do ensino.

Desenvolvimento das Atividades:
Matutino: Apresentação do CEFAPRO
Conversa Informal
Leitura compartilhada do Parecer Orientativo Projeto Sala de Professor – 02/2010
Apresentação slides – Projeto sala de professor – Cefapro/Sinop

 Perspectiva da Implantação do Projeto Sala de Professor junto à rede Municipal;
 Parceria das Redes
Participação das Coordenadoras da Rede Municipal de Ensino

Encaminhamentos:

 Vespertino –Leitura compartilhada do texto:  Um repetente fala sobre Currículo
 Questionamentos para reflexão : Diagnóstico da Escola

Escola que temos: (Real)

Pontos Positivos( Forças)
·        Gestão Democrática
·        Relacionamento
·        Laboratório de Informática
·        Projetos de Ensino
·        Merenda de boa qualidade
·        Material apoio pedagógico
·        Informatização
·        Cooperação com a rede municipal

Pontos Negativos (Entraves/fraquezas)
·        Espaço físico deficiente: Não há sala de professor, coordenador, articulador.
Alguns alunos estudam em salas improvisada de madeira;

·        Evasão escolar, decorrente do fluxo migratório causado pelas condições de trabalho,

·        Retenção na disciplina de Matemática desde 2008.

·        Rotatividade de professores

·        Sala de professor aos sábados e feriados

·        Não-participação dos profissionais da educação, apoio e técnico administrativo no projeto sala de professor.

·        Desinteresse dos alunos para a aprendizagem

·        Dificuldades com o SIGWEB


 A escola que queremos - Ideal

·        Manter os aspectos positivos

·        Condições físicas adequadas

·        Profissionais efetivos

·        Combate à evasão

·        Diminuição dos índices de reprovação na disciplina de matemática

·        Participação da agenda 21 no projeto sala de professor

 04/ 02 -Matutino: Teste seletivo para os professores da Rede Municipal

 Socializaçaõ  com os profissionais da Educação Básica
ENFOQUE : Projeto Político Pedagógico – Roteiro para construção do PPP
Coordenadora Zênite
·        Metodologia: Apresentação do slide  organizado pela Profª Sara Cristina  –Cefapro/Sinop.

 Apresentação dos programas oferecidos pelo Cefapro/Sinop e suas especificidades.

 ·        Olimpíadas da Língua Portuguesa
·        Acompanhamento do Gestar II
·        Pro infantil
·        Pró-letramento
·        Proinfo integrado
·        Profuncionário
·        Escola de Gestores
·        UAB
·        Formação pela escola
·        Projeto de Aprendizagem Cooperativa

 Noturno: Participação na Formação Continuada

 Orientações junto à coordenação

·        Calendário
·        Inscrições para o Acompanhamento do Gestar II
·        Inscrições para as Olimpíadas da Língua Portuguesa
·        Inscrições para o integrado proinfo.


 05/02 – Matutino:
Atribuição de aulas
Orientações:
Político Pedagógico (PPP): Fundamentação, estrutura.
Projeto Sala de professor

Vespertino: Orientação à professores interessados na metodologia de aprendizagem por projetos.

 Encaminhamentos:
Entregar à Coordenadora Ângela os seguintes materiais: Ficha dignóstica, Inscrições do acompanhamento do gestar , calendário, PPP e Projeto sala de Professor
 Organizar bibliografia para o PPP e Projeto Sala de Professor
Organizar as tabelas para registro de material
Dúvidas sobre o curso de Informática 100h –
Prestação de contas das diárias:
 Tirar cópias dos diagnósticos, prestação de contas, PPP. Projeto Sala de Professor
Aguardar levantamento de temas do sala de professor- 2010
  

Anexo: Cronograma da Escola e  Resumo dos  programas


                                Relatório da Semana Pedagógica/ 03 à 05/02/2010

Nos dias 03/04 e 05/02 a  Professora Formadora do Cefapro/Sinop  Sueleide Alves da Silva Pereira  acompanhou a Semana Pedagógica na Escola Estadual Grácia Zeferino Ramos no Município de Nova Santa Helena – MT.
Atividades Desenvolvidas e Resultados Obtidos: Orientações Semana Pedagógica: Apresentação das ações e programas do Cefapro/Sinop para 2010; Projeto sala de Professor, Parecer 02/ 2010;Agenda 21; Orientações  Projeto Político Pedagógico(PPP) e Projeto Sala de Professor,Orientações Sobre Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana,Metodologia de Aprendizagem por projetos, algumas reflexões;Orientações para diagnóstico de temas para os encontros formativos.As discussões nascidas dos fundamentos possibilitaram a partir das vivências,reflexões para fortalecimento da prática pedagógica dos profissionais da educação da referida unidade escolar

03/02/2010
     No horário matutino a Coordenadora Profª. Alda fez a solicitação para que fosse feita a apresentação, em slides, do Cefapro aos professores da escola, tendo em vista divulgar as ações e metas do Centro de Formação e Atualização de Professores de Sinop/MT.Em seguida fora apresentado o Parecer Avaliativo/02/2010 SUFP, com o objetivo de fortalecer o lócus de formação continuada, refletindo e re(significando)novas práticas.Os professores fizeram alguns questionamentos e houve a participação dos professores da Rede Municipal de Ensino.No horário vespertino, fora realizada uma leitura compartilhada “Um repetente fala sobre Currículo”, onde em seguida os professores fizeram algumas reflexões em relação às concepções de ensino, educação, sociedade, escola, conhecimento e currículo, bem como que cidadão queremos formar.Também fora feito um breve diagnóstico da escola, listando  escola real, que temos e a ideal, a que queremos.Na escola que temos foram levantados vários aspectos: Informatização, merenda de boa qualidade, relacionamento positivo, gestão democrática,cooperação com a rede municipal, material pedagógico disponível e projetos de ensino desenvolvido pela escola. Seguindo nessa linha foram levantadas as fraquezas para re(desenhar) a escola que queremos. Como fraquezas foram citadas pelos profissionais, Espaço físico deficiente, evasão, desmotivação dos alunos, não participação de todos os profissionais da educação no sala de professor(apoios e técnicos administrativos),rotatividade de professores, no processo de aprendizagem  na disciplina de matemática,dificuldades com o sigweb,sala de professor aos sábados e feriados.A partir dessas temáticas fora definido a escola que queremos.Condições físicas adequadas, participação de todos os profissionais no sala de professor,combate à evasão, na medida do possível e manter os aspectos positivos.


04/02/2010

Pela manhã, as atividades foram encaminhadas junto à Coordenadora Profª. Zenites.Orientações sobre o Acompanhamento do Gestar para 2010, Fichas diagnósticas, resumo dos programas,projeto sala de professor articulado ao   Calendário para  o ano letivo de 2010.Desta forma o acompanhamento e as orientações foram internas.A tarde, a coordenadora fez a leitura do resumo dos programas e também a apresentação em slides,de um possível roteiro de elaboração do PPP.Em seguida, houve uma discussão sobre as possibilidades de re(elaboração) do Projeto Político Pedagógico entendendo no consenso de que o PPP da escola requer atualização e personalidade.A noite, acompanhei uma “palestra” juntos aos professores tendo como temática, “Escola Organizada Por Ciclos de Formação Humana”, ministrada pela professora Edna de Colíder, conforme previsto no cronograma da semana pedagógica da escola.Após a “palestra”, a coordenadora reuniu os profissionais (apoio e técnico)para discutir a missão da escola bem como orientar o preenchimento das fichas diagnósticas para levantamento de temas dos encontros.


05/02/2010

No horário matutino aconteceu a atribuição de aulas para os profissionais.A seguir os mesmos se reuniram para discussão da função social da escola para compor o Projeto Político Pedagógico  e  possibilidades de elaborar,socializar e sistematizar  os questionários junto à comunidade escolar com o objetivo de definir a identidade da escola.Assim,ficou definido pelo coletivo de profissionais que o espaço sala de professor seria propício  para discussão e execução da proposta, visto ser o momento que agregar todos os profissionais.A tarde, junto com a Profª Zenite para orientações sobre o Projeto Político Pedagógico e possíveis encaminhamentos.

Projeto Sala de Professor - Orientações:

  • Elaborar questionários com e/ou para todos os segmentos  para diagnosticar e construir coletivamente a Identidade da escola e a partir daí construir um plano de ação com metas tendo em vistas as dificuldades delineadas no processo;

  • Formar grupos de estudos de fundamentação teórica, de forma a dar suporte para viabilizar o processo junto à coordenação,no tocante as matrizes curriculares por are/disciplina constante no Projeto;
      Profª Sueleide Alves da Silva Pereira


ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO - SEDUC
SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA - SUFP
CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CEFAPRO DO PÓLO DE SINOP


Escola Estadual Grácia Edmundo Zeferino – Nova Santa Helena  
Diretora:Cristina  Aparecida  Cristina Negrisolli
Coordenadoras: Alda Pinto da Silva
                           Zênites  Fátima Sur Berleze
Secretário:Renato Picolloto

Síntese da Semana pedagógica
Período :(02 à 05/02)

Entraves/Fraquezas

  • Estrutura física compromete o bom desempenho do processo: falta de sala de professor, sala para articulação,sala de direção, coordenação e secretaria funcionando conjuntamente,não há  quadra de esporte, salas de aula funcionando em espaços deficientes.
  • A maioria dos profissionais são contratados o que inviabiliza ações educativas
       significativas que envolvam orientação, acompanhamento e intervenção.
  • Alto índice de Evasão devido às condições sócio-econômicas do município;
  • Dificuldades de aprendizagem na disciplina de Matemática;
  • Dificuldades práticas em relação ao SIGWEB;
  • O Projeto Político Pedagógico requer atualização em todas as dimensões;
  • Os profissionais, apoio e técnico, ainda não são contemplados no sala de professor;
  • Sala de professor aos sábados e feriados;
  • Indisciplina e desmotivação por parte dos alunos.

Forças:

  • Os profissionais da educação demonstram interesse em participar do processo educativo.
  • A maioria dos professores possui formação superior com  especialização.
  • A escola desenvolve vários projetos de ensino-aprendizagem;
  • Parceria com a Secretaria Municipal de Educação
  • Relacionamento interpessoal positivo.


Temas solicitados para possíveis encontros formativos, sala de professor e seminários. (ficha diagnóstica):

1.Apoio Administrativo: Nutrição, manutenção da infra-estrutura, Formação específica,Legislação,Fundamentos teóricos;Gestão escolar, Primeiros socorros, Informática educativa e meio ambiente

2. Técnico Administrativo: SigWeb.

3. Professores – Informática educativa, Metodologias de Ensino-aprendizagem, Progestão,ética profissional, Como trabalhar na perspectiva dos gêneros.
Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana,


Encaminhamentos

  • Apresentação do CEFAPRO
  • Apresentação do Parecer Orientativo Projeto Sala de Professor Orientações Projeto Sala de Professor
  • Orientações do Projeto Político Pedagógico
  • Preenchimento das Fichas diagnósticas
  • Orientações para o Gestar, Olimpíadas de Língua Portuguesa.


Documentação enviada pela Escola Grácia Edmundo Zeferino ao Cefapro e entregue a Coordenadora Profª.Ângela Dezan Barbuio.

  • Pré inscrições para o acompanhamento do Gestar II
  • Fichas Diagnósticas  devidamente preenchidas.
  • Projeto Político Pedagógico
  • Inscrição para o Curso de informática Educacional
  • Calendário para o ano letivo de 2010.
  • Projeto Sala de Professor - 2009
Profª Sueleide Alves da Silva Pereira
CEFAPRO – SINOP



Acompanhamento/Orientação do Projeto Sala de Professor da Escola Estadual Grácia Zeferino Ramos
   27 e 28/04

Observação do cronograma de atividades realizadas no Projeto Sala de Professor
Orientações de material e metodologia para o sala de professor dia 05/05
Orientações sobre o processo simplificado de inscrição/seleção para professor tutor da área de tecnologia educacional edital 01/2010 de 20/04/2010
Observações/orientações sobre a Elaboração do Projeto Político Pedagógico
Orientações sobre metodologia de Projetos de Ensino e de Aprendizagem
No decorrer das ações houve reflexões sobre as implicações do projeto sala de professor na prática pedagógica dos profissionais da educação e diálogo sobre acompanhamento da elaboração do Projeto Político Pedagógico da Unidade Escolar.
GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
SUPERINTENDENCIA DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO- SUFP
CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO – CEFAPRO – SINOP
                        
ORIENTAÇÕES PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
ESCOLA ESTADUAL GRACIA EDMUNDO ZEFERINO
PROFª  SUELEIDE ALVES DA SILVA PEREIRA
COORDENADORA: ZENITE DE FÁTIMA SUR BERLEZE
        
   1. Contextualização e caracterização da escola
         Caracterização da comunidade: aspectos geográficos, históricos, sócio-econômicos.( a partir do diagnóstico)
         Perfil dos alunos, corpo técnico pedagógico, apoio.
         Breve histórico da instituição.

             2.Concepção de educação e da prática pedagógica
         Perfil do aluno que se quer formar.
         Princípios norteadores da prática.

        3.Diagnóstico
         Necessidades
         Prioridades
         Decisões e estratégias de ação
    4. Objetivos Gerais

  1. Estrutura e Funcionamento

Organização da escola âmbito espaço-temporal
         Níveis de oferta
         Calendário
         Agrupamentos
         Rotinas
Âmbito relacional
         Papel / perfil / responsabilidades
Familiar,professor, coordenador, aluno, gestor,técnico administrativo educacional.
    Âmbito administrativo financeiro
         Modelo / instâncias de gestão
         Responsabilidades
6.Proposta curricular
         Fundamentos
         Organização curricular (por série / por ciclo)
                                               (por área / por disciplina)
o        Objetivos
o        Metodologia
o        Desenvolvimento de Projetos
o        Avaliação
7.Proposta de formação continuada dos professores
8.Proposta de trabalho com os pais, comunidade e instituições.

Profª Sueleide Alves da Silva Pereira

Aqui um parênteses para justificar minha ausência durante os meses de maio, junho, julho e agosto. No mês de maio fui convidada pela Seduc para participar da reelaboração das Orientações Curriculares no Estado de Mato Grosso. Portanto neste mês participei do GT da àrea da alfabetização junto com professores das demais áreas  do Cefapro do Estado de Mato Grosso.No mês de junho houve estudos das orientações curriculares uma preparação para o seminário regional. Este estudo aconteceu nas escolas e nos Cefapros. No mês de agosto , houve formação do SIGA,  e posteriormente sistematização dos estudos das orientações curriculares para o Seminário Regional de Sinop, onde o grupo da alfabetização se reuniu para organizar a sistematização e fiquei responsável pela apresentação no seminário regional que aconteceu nos dias 03 à 05/09.
Profª Sueleide Alves da Silva Pereira


SETEMBRO
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO - SEDUC
SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA - SUFP
CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CEFAPRO DO PÓLO DE SINOP

 ESCOLA ESTADUAL GRACIA EDMUNDO ZEFERINO – NOVA SANTA HELENA

Diretora; Cristina Aparecida de Oliveira Grandizolli
Secretário: Renato Piccoloto
Coordenadoras: Zênite de  Fátima Sur Berleze
                             Alda Pinto da Silva

Coordenadora do Projeto Sala de Professor: Zenite Fátima Sur Berleze

OBJETIVO GERAL
·        Acompanhar e orientar as ações formativas da comunidade escola em parceria com o Cefapro/SINOP, estabelecendo compromissos e responsabilidades  no cumprimento as metas apontadas para o ano letivo de 2010.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS;
·        Orientações à formação continuada: Projeto Sala de Professor.
·        Encaminhar ações diversas relacionadas ao processo ensino-aprendizagem na unidade escolar: PPP, Sigeduca, Relatório descritivo, Avaliação do  Projeto Sala de Professor, Tics 100 horas entre outros.


Planejamento das atividades a serem desenvolvidas.

Dia 20/09/2010
Período Vespertino:
1.Verificar junto à coordenação e Secretaria  o lançamento dos dados no Sigeduca.
 No período de 20 à  22 de setembro de 2010 estive na Escola Grácia Edmundo Zeferino para acompanhar as ações formativas  da referida  unidade escolar.
   Em 20/09, no período vespertino iniciei minhas atividades, justificando à Coordenadora Zênite de Fátima   a ausência na formação continuada  nos últimos 3 meses devido ao movimento das orientações Curriculares no Estado de Mato Grosso.  No primeiro momento, junto a coordenação e secretário Renato Piccoloto,conversamos sobre o sigeduca e suas implicações no cotidiano escolar. Segundo o secretário o sigeduca tem oportunizado avanços na prática escolar, a exemplo disso é a criação do código de cada aluno no INEP, evitando matricula dupla. Citou também a agilidade nos processos de lançamento de dados e no censo escolar.Segundo a Coordenadora o diário online evita que o professor acumule atividades.  A escola está fazendo o registro no GED da reclassificação dos alunos datada do primeiro dia do inicio do 2º bimestre para efeito legal. Questionada sobre a reclassificação, a coordenadora avalia positivamente, pois estimula os alunos enturmados,  embora para alguns , o efeito não seja  positivo.  Os professores da escola estão, fazendo a freqüência dos alunos em tempo real, online em sala de aula. De acordo com o secretário Renato o sistema melhorou em relação a agilidade  mas tem demonstrado algumas fragilidades em relação ao lançamento das notas, pois, em algumas situações neste bimestre ocorreu que  segundo alguns professores   algumas notas expressas nos sistema  não condizem com as  que foram lançadas, salvas e impressas pelo professor, gerando transtorno para a escola. A Profª Sueleide  se comprometeu em verificar o fato junto ao Cefapro, equipe da tecnologia e dar retorno, pois não tem conhecimento de registro dessa ordem  no Estado até o presente momento.




2. Avaliar junto a Coordenadora Zenite o Projeto Sala de Professor no 1º semestre de 2010 –

       AVALIANDO O PROJETO SALA DE PROFESSOR COMO LÓCUS DE FORMAÇÃO CONTINUADA NO 1º SEMESTRE DE 2010.

  A Profª Sueleide conversa com a Coordenadora sobre o  Projeto Sala de Professor Zenites Fátima Sur Berleze  de como avalia a formação continuada no 1º semestre e se percebe seu reflexo na prática pedagógica do Professor. De acordo com a coordenadora, a formação continuada vem se fortalecendo no sentido de se constituir como espaço de troca de experiências, ajuda mútua,  leituras, reflexões. Por outro lado, “ainda é cedo avaliar a formação articulada a prática do professor, uma vez que o mesmo ainda está preso a certificação para a atribuição de aula”, Segundo a coordenadora, ainda é prematuro pensar em efeito visto que os profissionais ainda estão presos ao certificado para a atribuição de aulas, mas as ações formativas como um todo vem processualmente cumprindo com a sua função que a principio reside na reflexão da pratica.Paralelo ao projeto sala do professor  De acordo com a coordenadora os professores vêem  o gestar , as olimpíadas de língua portuguesa,  as tics 100h, e a formação da Agenda 21, como   possibilidades metodológicas  que vem contribuindo na  relação da prática educativa do processo ensino-aprendizagem. Como aspecto positivo destacado pela coordenadora vem sendo o trabalho desenvolvido pela prof formadora Rose Márcia da Agenda 21, junto aos técnicos e  apoio administrativos.
3.Estabelecer agenda de retomada da reestruturação do Projeto Político da Unidade escolar  – Em andamento, segundo a Coordenadora conforme orientações da Prof Sueleide - Cefapro, está aguardando as Orientações Curriculares para fundamentar o Projeto.


PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (REESTRUTURAÇÃ0)

  Sobre o PPP,conforme combinado estabelecido no mês de abril sob a orientação da Prof Sueleide, a coordenadora aguarda a publicação  das Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso,para retomar o processo finalizado na tabulação dos dados para a partir do diagnóstico distribuir as ações. A prof Zênites destaca  a necessidade de fundamentar o PPP  na perspectiva  da Escola Organizada por Ciclos, bem como a inserção do Projeto Sala de Professor. Acredita que as Orientações Curriculares podem contribuir nesse sentido. Frisou ainda que a reestruturação do PPP está se dando e que deve ser visto como prioridade para o inicio do ano letivo em 2010. Assim ficou definido que nos meses de. novembro  e  dezembro deve ser retomado para conclusão. Vale destacar que o PPP deve estar sempre aberto às discussões para reformulação conforme necessidade apontada pela Comunidade escolar no processo ensino-aprendizagem.
Encaminhamento: Nos meses novembro e dezembro, retomar o Projeto, tendo em vista a conclusão do sala de professor em outubro.

4.Orientar na produção do relatório do  2º semestre da Sala de professor enviado ao Cefapro no sentido de perceber   o reflexo da formação continuada oportunizada  pelo Projeto Sala de Professor, na prática educativa do professor no processo ensino aprendizagem dos alunos.

A Profª Sueleide parabeniza o trabalho da coord Zenite frente a formação continuada. O Relatório da Formação Continuada do 1º semestre, enviado pela Coordenadora ao Cefapro foi avaliado de forma positiva e a prof Sueleide sugere que no relatório do segundo semestre ao avaliar a formação continuada, fraquezas e forças e avanços, destaque o impacto da formação na prática pedagógica dos profissionais da educação. Ficou combinado que nos dias 05 e 06/10 ao retornar a Escola, sejam dadas orientações específicas para sua produção.

Período noturno
1.Sala de Professor – 20/09/2010 – 17:00 às 21:00h – Tema Educação Sexual
Professsores responsáveis:Fernanda Aparecida Gonçalves e Sebastião Candido

No dia 20/09/2010, com ínicio as 17:00 e término às 20:00h  participei do projeto Sala de Professor no laboratório de informática da Escola Grácia Edmundo Zeferino . Zênite de Fátima Sur Berleze. Neste momento estavam presentes todas as categorias  de profissionais da educação.Os trabalhos foram iniciados sob a coordenação da Profª Zênite de Fátima e orientação  dos professores responsáveis pela formação: Fernanda Aparecida Gonçalves e Sebastião Cândido ambos da área de Ciências Naturais. Segundo os professores responsáveis  o tema abordado “Educação Sexual” nasce  das necessidades dos alunos apontada no diagnóstico pelos professores. A prof Sueleide destaca a importância da formação continuada na perspectiva da Escola organizada por Ciclos de Formação Humana onde há articulação entre a fundamentação para o professor aliada às necessidades formativas do aluno.No primeiro momento, Os professores apresentaram vídeo do Doutor Drauzio Varela sobre Gravidez  na adolescência, provocando a sensibilidade dos professores presentes para essa realidade cada vez mais freqüente entre os jovens. No segundo momento houve discussões sobre  vários aspectos  evidenciados como promotores dessa realidade,  principalmente  as condições sócio-econômicas e culturais que afetam os paises principalmente do hemisfério Sul. Houve a participação de todos os profissionais  na discussão.Em seguida os professores Fernanda e Sebastião fizeram em loco uma entrevista com os profissionais  presentes para verificar a prática do uso de métodos contracepivos, preservativos como a camisinha por exemplo, como controle de natalidade e prevenção às DSTs. Para consolidar a discussão foram apresentados os métodos contraceptivos. Na discussão foi observado pelos professores a ausência de dialógo nas famílias em relação a Educação sexual dos filhos e que a escola não pode ignorar essa realidade, daí sua função social de  estabelecer compromissos  junto a comunidade no sentido de oportunizar da infância à vida adulta, a formação.A Prof Sueleide ressaltou  a importância de propiciar a discussão junto aos alunos, pois são eles os atores principais desse processo tendo em vista que  na fase de transição entre infância e adolescência, caracterizada pela puberdade , estão em momento de conflito, formação da identidade, auto afirmação.  Nesse sentido que a formação continuada se constitui na mediação e interlocução do conhecimento formal e a vida, contribuindo significativamente  na  formação integral do aluno.Os professores responsáveis lembraram aos presentes  que no dia 28/09, próxima terça-feira,haverá continuação do estudo do tema  tendo como foco as doenças sexualmente transmissíveis. Concluindo a prof Sueleide destacou os avanços no processo formativo tendo em vista que o aluno em suas necessidades é o tema central das discussões.

 2.Conversando com as tics 100 horas 

DIA 21/09/2010 –

Período vespertino 13 às 17:00h

1. Verificar o reflexo do Gestar e das Olimpíadas da Língua Portuguesa.

2. Observar a formação realizada pela Agenda 

 A coordenadora destacou o trabalho realizado pela professora Rose Márcia da Agenda 21 junto aos TAE e AEE. Segundo ela, a formação refletiu de forma positiva nas práticas desses profissionais, elevando a auto estima e a organização.A apresentação dos projetos dos profissionais desta área está prevista para o dia 06/10/2010.
3. Verificar o atendimento da articulação no 3º ciclo Articulação.
Período noturno:  17:00 às 22:00

No final do 2º  no  3º ciclo, o  apoio  pedagógico ocorreu  apenas no  1º semestre de 2010. A professsora Articuladora está gestante e atestado médico.

No dia 21/09/2010 às 17:00h teve inicio o curso da Tecnologia no laboratório de informática sob a orientação do Professor Marcos Garcia onde estavam presentes profissionais da Escola Branca de Neve(Rede Municipal) e Grácia Edmundo Zeferino(Rede Estadual). O professor apresenta o fechamento da unidade1 cujo tema  é o Hipertexto .Ao  apresentar o tema, o professor provoca  os participantes, para articular  à suas práticas ao conhecimento em questão. Finalizada a unidade 1, é apresentada a unidade 2 aos participantes. Na seqüência o professor, apresenta slides e vídeos produzidos  nas  aulas de Ciências pelos alunos da 2ª fase do 3º ciclo. Segundo o prof Marcos o tema em estudo” O aparelho digestório “ deu margem a vários temas escolhidos pelos alunos para a produção do material. Temas como a desnutrição, a fome e outros de ordem sócio-ecônomica se  articularam a discussão numa perspectiva interdisciplinar. De acordo com o professor, o uso  tecnologia, principalmente do computador  constitui ferramenta imprescindível na construção do conhecimento pois dá condição de pesquisa e estabelece relação com o concreto ,real, sentido e vivido pelos alunos. Na apresentação do material produzido pelo alunos os professores perceberam a importância da utilização da tecnologia, principalmente do computador na sala de aula, onde o aluno protagoniza suas experiências por meio da pesquisa e estaelece relações com situações reais. Nesse processo o aluno desenvolve a autonomia e o senso critico, sistematizando, mediado pelo professor a construção do conhecimento. A Prof Sueleide destacou e parabenizou o entendimento que a Escola Gracia vem desmonstrando a respeito da formação do professor articulada as necessidades e saberes já construídos pelos alunos em suas potencialidades. Citou que a exemplo do Projeto sala de professor o qual participou na segunda-feira, com o tema educação sexual, as tics atendendo o princípio da Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana uma vez que respeita os tempos e espaços dos alunos a medida que viabiliza a aprendizagem significativa.

No intervalo entre o fechamento da unidade 1 e o inicio da unidade 2  a Coordenadora Zênite, a pedido da Prof Sueleide do Cefapro de Sinop, solicitou um espaço para  oportunizar à  professora apresentação de slides para informações aos profissionais sobre questões relacionadas A Política educacional do Estado de Mato grosso.




Tema: Orientações e acompanhamento do Cefapro.
Apresentação da Pauta(verificar slides).


DIA 22/09/2010  8:00 às 14:00h.

·        Visita ao 1 ciclo  da Profª Daniele

·        Atendimento à rede municipal – Orientações sobre o Projeto Sala de Professor- Repasse de material de consulta para os professores da rede Municipal “Escola Branca de Neve”.

·        Apresentação do relatório à Coordenação

·        Termo de visita

·        Repasse de material de consulta   para Coordenação
Orientativo da organização dos tempos e espaços;
Orientativo da Alfabetização
Nota aos assessores
Acórdão TER
Resolução  262/02 , 002 /09
Res CNE 004 de 2010.

·  Confirmar retorno: 05 e 06/10.






OUTUBRO  - 05  e 06/10

Minha chegada à escola se deu no período matutino, onde conversei sobre o relatório do Projeto sala de professor do 2º semestre, lembrando a coordenadora que na elaboração do relatório o foco deve estar voltado para as dificuldades e avanços da formação continuada, se os temas trabalhados contribuíram para a mudança na prática pedagógica assim como apontar  sugestões para o próximo anoA tarde, participei da apresentação dos projetos do eixo profissionalizante que aconteceu no laboratório de informática da escola, orientado  pela  Prof Rose Márcia e coordenado pela Prof Zênite de Fátima Sur Berleze.Estiveram presentes o Prof Ivonei Andrioni,a diretora Cristina e os Técnicos e Apoio Administrativo. Os profissionais da educação apresentaram seus projetos em slides utilizando data show.Durante a socialização dos projetos, os profissionais apresentavam o tema, o processo, resultados e projeções. Também fizeram um relato das  suas dificuldades, anseios e aprendizado adquiridos, dos desafios e da contribuição para a formação profissionalizante.     Nesse seminário apresentaram os projetos os profissionais  da educação: as Técnicas em Nutrição:Nadir Cunha Soares, Benedita Simões e Maria Aparecida da Silva que apresentaram o projeto Educação Alimentar, Esse projeto contou com a participação dos alunos do 1º ciclo. O projeto meio ambiente e manutenção escolar: conscientização e ensino de forma simples  foi apresentado pelas técnicas de manutenção: Vagner, Adilson, Nelson, Dione, Rosângela,Sirene, Jaqueline e Elza. Os técnicos administrativos Charliston Simoni, Maria Ângela da Silva e Renato Piccoloto,apresentaram o projeto Gestão Escolar “Preservação e Organização do arquivo escolar” e finalmente a bibliotecária apresentou o projeto Semana da Leitura. A orientadora dos projetos,Prof Rose Márcia parabenizou os profissionais  pelos projetos realizados, sugerindo a continuidade dos mesmos. Todos os profissionais reafirmaram aprofundar as ações dando continuidade aos trabalhos.Os educadores agradeceram a colaboração da direção e de todos os envolvidos direta e indiretamente no processo.

06/10
No dia 06/10 no horário matutino,estive na sala do 1º ciclo, que funciona de forma multisseriada, onde atende crianças do 1º,2º e 3º ciclos, conversando com a Profª Daniela a qual falou dos desafios  para trabalhar com a turma. A Profª solicitou livros didáticos para trabalhar com a turma. Falei para ela que faria o encaminhamento junto à coordenadora do cefapro tão logo chegasse em Sinop.
Ainda pela manhã, a coordenadora Zenite selecionou os projetos da área 21 para encaminhar a Profª Rose Marcia. Também conversamos sobre os certificados do Sala de Professor e o relatório de avaliação do 2º semestre. Comuniquei que estaria retornando à escola no mês de novembro e dezembro para reorgarnização do PPP.  Retornei ao municipio de Sinop às 14:00h

Profª Sueleide Alves da Silva Pereira
Cefapro/Sinop