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SALA DE PROFESSOR



 23/02 - Professoras Alfabetizadoras são solicitadas pela  Escola Estadual  Edeli Mantovani para participar do Encontro de Professores.
 Tema: Função do Professor articulador



O encontro ocorreu no dia 23 de fevereiro de 2010, das 17:00 às 20:30 horas nas dependências da Escola Edeli Mantovani localizada à  Rua Carlos Eduardo S/N Jardim São Paulo II.  Para esse encontro a escola solicitou via email as professoras as professoras, Sueleide Alves da Silva Pereira e Sueli Brito(Alfabetização) para contribuir  numa pauta colaborativa sobre a função do professor articulador. Também estiveram presentes nesse encontro os professores formadores Simone Naedzold (Espanhol), Antonio Ramos Faria (Geografia) e Oldemar Werth(Matemática),as articuladoras: Solange Garcia da Veiga; Jeane Maria Siqueira e Thiélide Pavanelli Troian e acoordenadoras Sirlei D. Estrela; Elizabete C. Zocante; Marta Sanches  e Maria Aparecida dos Santos e demais   profissionais da educação da referida unidade escolar.Anterior ao encontro, houve uma  reunião administrativa com a  gestora Janaina Schweitzer Chitolina para encaminhamentos diversos junto aos profissionais. Segundo a coordenadora o objetivo do encontro consiste em ampliar a discussão sobre a função do articulador na Escola Organizada em ciclos de Formação Humana, discutindo ações organizativas de cunho metodológico que possam viabilizar e movimentar o desempenho significativo dos alunos atendidos na sala de apoio pedagógico no ano letivo de 2010. No prmeiro momento, Os professores formadores do Cefapro apresentaram slides “As Funções do coordenador e articulador pedagógico na concepção Freireana(Pedagogia da Autonomia). Também  propomos o estudo da Portaria número 384/2009/GS/SEDUC/MT e organizamos  um texto de Fernando Becker “Educação e construção do conhecimento” (2001).No segundo momento,o coletivo de professores expôs fez um diagnóstico do trabalho desenvolvido pela articulação em 2009,  as dificuldades e desafios do desenvolvimento significativo das funções do professor articulador e apontaram alternativas de mudanças: Necessidade de trabalhar junto aos professores, a importância da participação no Projeto Sala de professor como espaço de trocas de experiências para (re)planejar  a partir das  dificuldades e avanços articulando teoria e prática. No  terceiro momento as professores articuladoras apresentaram a proposta de trabalho para o ano de 2010: Planejamento interdisciplinar em consonância com o PPP, levantamento das dificuldades das aprendizagens dos alunos e sugestões dos professores para aprimoramento da proposta.     As  discussões entre os participante foram  significativas,onde ficou transparente a preocupação da atuação do articulador. A profª Gerusa destacou a importância dos estudos de como  se dá a construção do conhecimento ou seja como o ser humano constrói o conhecimento e que as atividades educativas devem ser desenvolvidas  propiciando a interação entre os pares e que deve haver articulação/sintonia  entre o planejamento dos professores e articuladores. O Profº Oldemar lembrou que não há Prática desvinculada da Teoria e orientou a leitura do livro de Antony Zabala A prática educativa. Para finalizar as professoras alfabetizadoras Sueleide e Sueli agradeceram o convite da escola, elogiaram o trabalho desenvolvido em 2009 ressaltando que   as discussões foram pertinentes, que a função do professor articulador constitui um processo que se dá com avaliações  formativas uma vez que o mesmo  deve ser concebido como uma mola propulsora na condução da proposta considerando os tempos e espaços da aprendizagem dos alunos e a escola só tem a avançar nessas discussões.As professoras formadoras também lembram que é fundamental que o coletivo da escola tenha clareza das funções reais do professor articulador. Pois as atividades não são de reforço e devem ser realizadas mediante diagnóstico da aprendizagem dos alunos, principal interesse da escola. Finalizaram que é salutar perceber a preocupação latente dos profissionais com a educação que almejam propiciar aos alunos daquela comunidade. Que a comunidade escolar está de parabéns pela clareza com o compromisso de educar com qualidade e responsabilidade social.


Profª Sueleide Alves da Silva Pereira
Área: Alfabetização - Cefapro/ Sinop



No dia 25/06/2010 participaram do Projeto Sala de Professor na Escola Estadual Joaquim Barbosa dos Santos, com a seguinte pauta:


ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO - SEDUC
SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA - SUFP
CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CEFAPRO DO PÓLO DE SINOP

PAUTA SALA DE PROFESSOR
ESCOLA ESTADUAL “JOAQUIM BARBOSA DOS SANTOS”.
DATA: 25/06/2010        
Demanda: Profissionais da educação                               DURAÇÃO: 06hs.
Turno: Matutino 04hs        
             Vespertino 02hs
TEMA: ESCOLA ORGANIZADA POR CICLO DE FORMAÇÃO HUMANA

OBJETIVO: Esclarecer e orientar os profissionais da educação, quanto a Organização Curricular da Escola Organizada por Ciclo de Formação Humana.
.

METODOLOGIA:
Leitura Compartilhada.
Levantamento das dúvidas temporárias.
Apresentação de slides.
Apresentação das portarias e normativas e resoluções que embasam a Escola Organizada por Ciclo de Formação Humana.

RECURSOS: Apostila. Slides,Data Show.

SISTEMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES:
  • Apresentação da pauta.
  • Socialização das reflexões.
AVALIAÇÃO – Reflexão  teoria-prática (relatório).

COORDENADORA
Angela Maria Dezan Barbuio

PROFESSORES FORMADORES:
Antonio R. Faria.
Sara Cristina.
Sueleide Alves da Silva.

ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO - SEDUC
SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA - SUFP
CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CEFAPRO DO PÓLO DE SINOP
                      
Nº de participantes:23 educadores

Mensagem compartilhada: Slides “Cuida de Mim”

LEVANTAMENTO DAS DÚVIDAS TEMPORÁRIAS

  1. Avaliação  no Ciclo de Formação Humana
  2. Dificuldade em relação à produção de relatório.
  3. Alunos com dificuldades de Aprendizagem
  4. Freqüência (alunos faltosos)
  5. A não – retenção para  o aluno provoca desinteresse
  6. Indisciplina  - Como lidar com isso –
  7. Sala  articulação e superação; Estrutura e Funcionamento

Inicialmente, a coordenadora de formação Prof. Ângela Barbuio fez a abertura das atividades apresentando a equipe.Em seguida,  a Profª Sara Cristina Gomes Pereira, deu inicio as atividades fazendo levantamento das dúvidas temporárias ,  registrando, analisando  e observando  que as dúvidas apresentadas pelos professores estão presenetnes em todas as unidades escolares e que estamos em processo de construção de mudança de paradigma da escola seriada para ciclos.A professora Kika lembrou que a análise das dúvidas não constituem linearidade e que à medida que as reflexões se sucederem as dúvidas temporárias podem ser certezas provisórias que por sua vez merecem reflexões e  no momento  destacou a importância da formação, apresentando o  Confronto de lógicas que ocorre na organização curricular , série e ciclos  da Política Educacional do Estado de Mato Grosso.Após essas reflexões, foram  formados 3 grupos de estudo. Para responder as duvidas temporárias dos professores foram  utilizados os slides “Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana”. Os temas discutidos foram Currículo, Avaliação e Metodologia na Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana.A medida que os slides eram sistematizados pela Prof Sara, as dúvidas temporárias se transformavam em certezas provisórias. Neste movimento, os professores esclareceram suas duvidas, demontrando compreensão dos fundamentos da Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana a partir dos "mitos" socialmente construidos.  A profª Sueleide abordou o tema projeto sala  de superação. Houve participação dos profissionais da Educação e inferências reflexivas da Coordenadora de Formação do Cefapro, Profª Ângela Barbuio, e dos professores formadores Sueleide Silva Pereira e Antonio Ramos Faria.Os pontos mais discutidos na proposta foi avaliação.  Para finalizar, foi realizada uma avaliação descritiva nos grupos, que solicitaram formação sobre metodologia de projetos onde os professores formadores agradeceram a presença de tod@s
Profª Sueleide  - Cefapro - Sinop




                       ESCOLA ESTADUAL ROSA DOS VENTOS

Nos dias 12 e 19/09   participei junto com a Profª Rósália do Projeto Sala de professor da Escola Estadual Rosa dos Ventos em Sinop. O objetivo da formação é esclarecer pontos da Escola Organizada em Ciclos principalmente em relação aos instrumentos de avaliação mais especificamente, O relatório descritivo argumentativo reflexivo. A metodologia utilizada foi a seguinte
Levantamento das dúvidas temporárias;
Leitura do Parecer Orientativo;
-Apresentação de modelos de relatórios descritivos;
-Orientações para a produção dos relatórios descritivos: PPP, Planejamento    anual, Matriz das capacidades;
Fichas das capacidades.
- Elaboração do cronograma para formulação da Matriz  e


ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO - SEDUC
SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA - SUFP
CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CEFAPRO DO PÓLO DE SINOP

PAUTA SALA DE PROFESSOR
ESCOLA ESTADUAL ROSA DOS VENTOS


DATA: 12/08/2010  
Demanda: Profissionais da educação                               DURAÇÃO: 08h
Turno: Vespertino:4h
             Vespertino 4h
TEMA: Intrumentos Avaliativos na Escola Organizada por Ciclos

OBJETIVO: Orientar os professores na elaboração do relatório reflexivo.
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METODOLOGIA:
Leitura Compartilhada.

RECURSOS:
Slides.
Data Show.

SISTEMATIZAÇÃO DAS ATIVIDADES:
  • Apresentação da pauta.
  • Socialização das orientações

AVALIAÇÃO – Reflexão teoria-prática (relatório).

Professores formadores: Rosália Aguiar
                                        Sueleide Alves da Silva Pereira


                          Escola Estadual Rosa dos Ventos

No dia 12/08/2010, foi realizado na Escola Estadual Rosa dos Ventos,o momento Sala de Professor com a participação dos Profissionais da Educação Básica.No horário vespertino, o encontro teve inicio às 13:00h. A profª Rosália realizou a leitura compartilhada, “Ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer tipo de rejeição”  do livro Pedagogia da Autonomia, “Saberes necessários a prática docente” de Paulo Freire.. A Profª Juliana fez a leitura da mensagem “Vitória”. A seguir a profª Rosália fez a abertura os trabalhos apresentando a metodologia de trabalho do Centro de Formação de Professores.Iniciou a discussão com a fala de Rubem Alves “ O homem se completa com modelo”Destacou a importância da construção da Identidade da escola , que os modelos que serão apresentados servirão de subsídios para o trabalho.Cada escola deve construir sua própria matriz de capacidades para balizar e subsidiar a elaboração dos relatórios anuais.

 momento:
Levantamento das dúvidas temporárias.
  1. O número de caracteres é limitado. Por área ou disciplina?ok!
  2. Esse ano é por área ou disciplina?ok!
  3. Existe uma estrutura linear, em relação às áreas.ok!
  4. Pode-se citar conteúdos nos relatórios?
  5. É possível transformar objetivos específicos em capacidades?
  6. Como diferenciar competência de habilidade?ok
  7. O que usamos competência ou capacidade?ok
  8. Quais palavras e/ou expressões que podem ser usadas em um relatório?ok

Após o levantamento das dúvidas temporárias, houve uma breve discussão sobre competências, capacidades e habilidades. As professoras apresentaram concepções  de competência e habilidade segundo Vasco Moretto e um contraponto com as concepções de Miguel Arroyo.

2º momento;(Para compreender as dúvidas temporárias)
Leitura e discussão do Parecer Orientativo do Processo  de Avaliação na Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana.Temas Abordados:Práticas de sala de aula, Teoria e prática,Modelos de relatórios .

3º momento: Apresentação dos relatórios para análise, comparações.

4º momento: Encaminhamentos para a elaboração da matriz curricular tendo como base o PPP, Planejamento Anual, Capacidades.A construção da matriz curricular tem como objetivo subsidiar na elaboração dos relatórios anuais.



MARÇO

PROJETO DE APRENDIZAGEM
11/03/2010 às 17:00

No dia onze de março de dois e dez, às dezessete horas reuniram-se com os profissionais da educação da Escola Estadual São Vicente de Paula os professores Albina, Edneuza e Roberto da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e os professores formadores Simone, Ivonei, Oldemar, Sueleide e Rose Márcia do Centro de Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO) para o primeiro encontro presencial do projeto de pesquisa na escola.
Objetivos do encontro:
  •  Socializar a proposta do Projeto de pesquisa aos profissionais da educação da escola
  • Celebrar a parceria da escola com a UNEMAT E CEFAPRO , na realização do projeto de pesquisa "Formação docente em contexto interativo:processos cooperativos de aprendizagem potenciados pelas tecnologias digitais e telemáticas"
Atividades desenvolvidas: Leitura compartilhada( Eu sei, mas nao devia- Marina Colasanti), socialização da proposta do Projeto de pesquisa, questionamentos sobre a proposta do projeto, celebração da parceria, socialização do material de coleta de dados e definição do próximoencontro do projeto.

Profª Sueleide Alves da Silva Pereira