Visualizações de página do mês passado

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Agenda e relato da formação Siga no municipio de Lucas do Rio Verde


SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO-SEDUC SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO-SUFP
CENTRO DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CEFAPRO DO POLO DE SINOP
                        
Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem: (SIGA): Orientações do Acompanhamento da Aprendizagem do alunos do  1º ciclo de Formação Humana.
Local: EE Luiz Carlos Ceconello

Período :24 e 25/03/2010
Participantes: Profissionais da Educação: Professores(as),Articuladores(as) Coordenadore(a)s e Diretores(as);
Objetivo: Apresentar   o SIGA -Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem aos profissionais da educação que será implantado/implementado  nas escolas da rede estadual de Mato Grosso  que ofertam o 1º Ciclo de Formação Humana;
Professora: Sueleide Alves da Silva Pereira
                              
 24/03/2011 – Vespertino:13 às 17:00,17:00 às 20:00h
Acolhida  
Apresentações
Mensagem compartilhada
Uma conversa  sobre as práticas de Alfabetização.

Princípios do Siga
Objetivo: Conhecer o SIGA e sua importância   para melhoria da qualidade da Aprendizagem dos alunos do  1º Ciclo;
Alfabetização com Receita e Alfabetização sem Receita: Concepções Pedagógicas
Objetivo: Refletir  sobre a  Práxis Pedagógica.

25/03 –Matutino:7:00 às 11:00,

Orientações/Estudo e compreensão das Matrizes: Eixos/Capacidades: Linguagens e Matemática para o 1º ciclo de Formação Humana.
Texto complementar: Alfabetizado
Objetivo: Compreender os Eixos e Capacidades a serem desenvolvidas na prática entre professores e educandos
Apresentação do Sistema de Acompanhamento da Aprendizagem
 Objetivo:Propiciar às professoras, articuladoras e coordenadoras.  a interação com o Sistema de  acompanhamento das Informações  onde serão inseridos os procedimentos  de  Aprendizagem dos alunos em suas respectivas turmas,conforme definido pela SEDUC/SAPE(Secretaria Adjunta de Politicas Educacionais).


                       
       “ Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes”
                                              Paulo Freire

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO-SEDUC SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO-SUFP - CENTRO DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CEFAPRO – SINOP

                  A formação inicial do acompanhamento da aprendizagem- SIGA - para a equipe gestora e professoras alfabetizadoras foi realizada nos dias 24 e 25 no horário matutino e vespertino do mês de março na Escola Estadual Luiz Carlos Ceconello.A formação tem como finalidade compreender o Sistema de Acompanhamento da Aprendizagem para as crianças do 1º ciclo. O encontro reuniu também profissionais da Educação da Escola Estadual Ângelo Nadin. No dia 25, com inicio no horário vespertino, a Profª.  formadora Sueleide iniciou as atividades, dando boas vindas e fazendo os agradecimentos. Em seguida apresentou a agenda aos participantes.
               Para compartilhar saberes foram realizadas as leituras do texto de Manoel de Barros, “O menino que carregava água na peneira” e o “Amor”, com a finalidade de valorizar e divulgar a literatura infanto juvenil regional. A Profª Sueleide socializou com os profissionais de que nesse primeiro momento a formação se trata de uma conversa sobre as práticas de alfabetização. Em continuidade, solicitou que os participantes fizessem as devidas apresentações.
          Conforme agenda, com o objetivo de refletir a práxis pedagógica, no primeiro momento houve um diálogo sobre a tradição pedagógica as/das práticas da alfabetização e suas implicações na/para a alfabetização das crianças de 6 a 8 anos. Houve também uma discussão sobre a escola organizada por ciclos de formação humana num entendimento da necessidade de uma formação continuada que propicie seus fundamentos. Durante a formação recebemos a participação da gestora Kátia Carvalho e da coordenadora de formação: Ângela Barbuio Dezan.    Destacaram a importância do planejamento coletivo na Escola de Ciclos. Ainda no horário matutino, os profissionais leram o texto alfabetização com receita e alfabetização sem receita. Nesse momento, os professores socializaram histórias de como aconteceu sua alfabetização, relembrando alguns fatos de como foi o processo nas décadas de 70,80 e 90. Essa discussão foi de extrema importância para a reflexão da práxis pedagógica. Para consolidar a discussão foi socializada a mensagem “Olhar do educador”.
     No período vespertino, foi apresentada a mensagem Menestrel de Willian Shakespeare, Menestrel e apresentado em slides, os fundamentos do SIGA,enfocando o material estruturado: sistema, mapas de freqüência e leitura, espaço da leitura. Também foi distribuída a matriz de eixos/capacidades do acompanhamento da aprendizagem para estudo e compreensão a partir das orientações curriculares do Estado de Mato Grosso. A Profª. Sueleide expôs alguns pontos a ser considerados no tratamento do SIGA a partir das Orientações Curriculares, inclusive que o primeiro está por área/disciplina, e a segunda está organizada por Ciclos. Os participantes fizeram a leitura e discussão dos eixos e capacidades. Para consolidar os estudos, foram socializadas as fases da escrita/hipóteses de escrita das crianças no processo de alfabetização, demonstrando construções de hipóteses de escrita de crianças de 6, 7 e 8 anos. No intervalo fizemos a dinâmica com a canção acordar o corpo para descontração e interação entre os participantes.

Durante a formação houve várias discussões sobre a Escola Organizada em  Ciclos de Formação Humana. Para finalizar, foi realizada a leitura do texto Alfabetizado, no sentido de compreender a concepção de alfabetização e letramento no 1º ciclo. Ficou definido, que na próxima formação , prevista para o mês de maio, haverá estudo das orientações curriculares para o planejamento coletivo e a formação do sistema.Para finalizar a formação,a Profª Sueleide apresentou slides com a mensagem do vestido azul, para sensibilizar os professores da necessidade da  reflexão sobre a mudança na práxis pedagógica.
   Sueleide Alves da Silva Pereira
                     Sinop, MT

Nenhum comentário: