ESCOLA NOSSA SENHORA DA GLÓRIA
Uma conversa inicial ....
No inicio do ano eu, Profª Sueleide Alves da Silva , Marli Cichelero, Mendes Solange José Paulo ficamos responsáveis pela Escola Nossa Senhora da Glória, localizada no Bairro Alto da Glória em Sinop. Antes de ingressar no Cefapro, exerci o Magistério nesta escola nos anos de 2008 e meados de 2009 com as turmas de 1º ciclo. Poder retornar para o lugar onde já me constitui é sempre bom! Uma das caracteristicas dos profissionais que ali desenvolvem suas atividades pedagógicas, com a comunidade escolar é a determinação e perserverança. Heróis que na adversidade protagonizam histórias!! Fico feliz em poder retornar àquela comunidade da qual já fiz parte por um curto período, porém significativo. Na escola Nossa Senhora da Glória registro como reconstrução a função do professor articulador, que para mim até então era uma utopia, um mito. Nessa escola esse trabalho é/tem sido desenvolvido de forma reflexiva numa concepção de educação pautada na formação humana, uma construção histórica. Outro ponto que considero importante destacar é que nesta escola em 2008 a gestão e profissionais da educação implantaram o sistema de aula modular.Ou seja, o processo de aprendizagem sem fragmentação das aulas, numa tentativa de amenizar os problemas de "indisciplina dos alunos". Uma experiência de sucesso. A comunidade escolar também merece aplauso!Durante o primeiro semestre houve algumas alterações na organização do quadro de professores, onde a Profª Ketheley veio somar com o grupo. Em seguida fiquei responsável pelo acompanhamento do Projeto Sala de Professor da Escola.Participei poucas vezes do Sala de professor principalmente porque acontecia em dois momentos: na segunda-feira, horário vespertino, onde também acontecia o sala de professor dos professores do Cefapro e na manhã de terça -feira, com um número menor de participantes.Essa organização, definida pela escola de certa forma fragmentou a ação do Cefapro e inviabilizou o acompanhamento de forma mais efetiva pelos professores formadores, porém deu condição para que todos participassem da proposta. Nessa escola também foi implantado o SIGA, para acompanhamento da aprendizagem dos alunos do 1º ciclo ,acompanhado pela Profª Sueleide Alves da Silva Pereira.
Profª Sueleide Alves da Silva Pereira.`
Área: Alfabetização
DIRETOR DA ESCOLA:
PROF. ANÉZIO BACH
COORDENADORAS PEDAGÓGICAS
PROF. CLORINDA PICOLI
PROF. MARIA ELIENE LIMA DA SILVA
PROFESSORAS ARTICULADORAS:
IRANI BRAZ GOMES ARAÚJO
JUCÉLIA BENEDETTI REIS
SANDRA APARECIDA MARCARI BARRETO
PROF. ANÉZIO BACH
COORDENADORAS PEDAGÓGICAS
PROF. CLORINDA PICOLI
PROF. MARIA ELIENE LIMA DA SILVA
PROFESSORAS ARTICULADORAS:
IRANI BRAZ GOMES ARAÚJO
JUCÉLIA BENEDETTI REIS
SANDRA APARECIDA MARCARI BARRETO
PROJETO SALA DE PROFESSOR
O Projeto Sala de Professor acontece quinzenalmente nas Segundas-feiras no período Vespertino e nas Terças-feiras no período Matutino, sob a coordenação das professores Clorinda e Maria Eliene, com a duração de quatro horas por período (duas horas de Sala de Professor e duas horas de PDPC - Projeto Didático Pedagógico Coletivo).
IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE ESCOLAR
Atende as modalidades Ensino Fundamental (Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana), Médio e EJA.Lembrar
JUNHO - 08/06/2010
PROJETO SALA DE PROFESSOR
No dia 08 de junho no horário matutino acompanhei o Projeto Sala de Professor da Escola Nossa Senhora da Glória cujo tema a tratar "Curriculo na Escola Organizada por ciclos de Formação humana". Esteve presente profissionais da educação entre eles professores do 1º e 2º ciclo e educadores (TAE e AEE e professores do cefapro: Simone Naedzold, Marli Cichelero e Sueleide Alves da Silva. A coordenadora Clorinda fez a inicial, acolhendo a todos e em seguida a profª Simone apresentou slides sobre o desenvolvimento humano: Criança, pré-adolescência e adolescência. Em seguida apresentou as capacidades da alfabetização.Todos participaram das discussões durante a apresentação dos slides. A Profª Sueleide destaca a importância do contexto histórico dos sentimentos da Infância, a evolução das concepções e o que isso implica nas reflexões do tratamento pedagógico na contemporaneidade.O tema adolescência foi bastante discutido, uma vez que se trata de uma fase típica do desenvolvimento humano. Os profissionais contribuiram com relatos de experiências do cotidiano instigando a reflexão da prática educativa. Durante a apresentação das capacidades da alfabetização realizado pela Prof Simone, a profª Sueleide fez um retrospecto junto com os profissionais no sentido de aguardar as orientações curriculares para um estudo melhor sistematizado das capacidades da alfabetização uma vez que as escolas ainda não tem um norte definido. Solicitou que tão logo as escolas recebam as orientações para contribuir com esse aspecto tão relevante uma vez que perpassa pela concepção de sociedade, educação e aprendizagem. As professoras do Cefapro lembraram a importância de um estudo mais aprofundado sobre o desenvolvimento humano e como a criança constrói seu conhecimento para uma melhor reflexão sobre os ciclos e dessa forma contribuir para as aprendizagens dos alunos.
Prof Sueleide Alves da Silva Pereira.
05//2010
A Escola Estadual Nossa Senhora da Glória está localizada na BR-
Fonte: Blog da Escola Noss Senhora da Glória
Semana Pedagógica 03 à 05/02 .
Acompanhamento: Profª Marli Cichelero
SEMANA PEDAGÓGICA ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DA GLÓRIA
PROBLEMAS:
· Foco: Língua Portuguesa: Leitura não somente em LP mas também em todas as disciplinas. Falas dos Professores: falta de interpretação, os alunos não compreendem texto, preguiça de ler .
· Material concreto para trabalhar com Matemática nas séries iniciais
PARA SABER MAIS:
· O que é conteúdo – atividade – assunto – tema - Expectativas de aprendizagem
· Avaliação na Escola organizada por ciclos de formação humana (fazer exposição de intrumentos avaliativos e leitura do Parecer Orientativo)
· Foco na Formação Continuada: interdisciplinaridade, leitura em todas as disciplinas, planejamento coletivo, avaliação, aprendizagem por projetos
SOLICITAÇÃO FEITA PELA EQUIPE DE PROFESSORES DA ESCOLA:
· Cronograma das capacitacões do CEFAPRO
· Atividades diferenciadas
· Escrever artigos científicos (sugestão: PDPC e experiências docentes)
PROJETOS DESENVOLVIDOS NA ESCOLA:
· SALA DE PROFESSOR
· PDPC – PLANEJAMENTO DIDATICO PEDAGOGICO COLETIVO
Acontece no período matutino e vespertino com a duração de 4 horas em cada período (2h para Projeto Sala de Professor e 2h para PDPC.
Sistematização: Profª Marli Cichelero / CEFAPRO/ SINOP
Professoras Formadoras Sueleide Alves da Silva Pereira(Alfabetização) e Mendes Solange orientam Projeto Sala de Professor na Escola Estadual Nossa Senhora da Glória.
Em 26/02/2010 no horário matutino, 7:30 às 10:00h. as Professoras Formadoras Sueleide Alves da Silva Pereira(Alfabetização) e Mendes Solange (Diversidade)compareceram à Escola Estadual Nossa Senhora da Glória, localizada no Bairro Alto da Glória, para conversar com a coordenadora Clorinda Picolli com a finalidade de fazer um diágnostico dos temas do Projeto Sala de professor e orientações afins. A coordenadora solicitou à professoras formadoras a Leitura do Parecer Orientativo do Projeto Sala de Professor - SUFP/SEDUC, para elucidar a concepção dos Instrumentos Avaliativos da Escola Organizada em Ciclos de Formação Humana. Em seguida apresentou o material da leitura “Conversa com Educadores" – PCN que será utilizado no projeto sala de Professor . No momento fora questionado pelas professoras formadores como se dá a articulação entre as discussões no sala de professor e o PDPC.Também solicitamos o PDPC para possíveis reflexões.A Profª Sueleide conversou com a Coordenadora da possibilidade de apresentar o material do Ceale, especifico para alfabetização como forma de orientar o planejamento dos professores que atuam no 1º ciclo.As Professoras formadoras se comprometeram em disponibilizar o material do CEALE para que os professores do 1º ciclo possam utilizar o material na prática pedagógica. A Profª Mendes Solange se colocou a disposição na área da Diversidade.Na oportunidade, lembramos à coordenadora que as professoras Marli Cichelero(Inglês), Ketheley Rey (Arte), Mendes Solange(Diversidade) e Sueleide Alves da Silva Pereira(Alfabetização) são responsáveis pelo acompanhamento e orientações do Projeto Sala de Professor.
Profª Sueleide Alves da Silva Pereira
Profª Formadora – Alfabetização - Cefapro- Pólo Sinop.
MARÇO
02/03/2010 – Horário Matutino: 7:30 às 10:30
Professores Formadores Presentes: José Paulo, Mendes Solange, Marli Cichelero e Sueleide Alves.
No primeiro momento, a Coordenadora propiciou junto aos professores, a leitura do texto Conversa com educadores – PCN. No decorrer da leitura foram feitas algumas discussões em torno da articulação entre Teoria e Prática, das dificuldades vivenciadas pelos professores em sua práxis pedagógica. Em seguida, houve momentos de socialização do processo de construção histórica vivido pela unidade escolar ao longo dos anos. Fora questionado a participação dos profissionais, apoio e técnico administrativo, uma vez que os temas discutidos no projeto não contemplam os mesmos. Foi sugerido pelos professores formadores a participação da Professora Formadora agenda 21, Rose Márcia para sanar possíveis dúvidas da área bem como apontar temas possíveis para participação e envolvimento dos técnicos e apoio administrativo no projeto Sala de Professor considerando que os mesmos são Profissionais da Educação e educadores.Ficou acordado que os professores farão o encaminhamento para que no próximo encontro a Profª Rose Marica esteja presente.As professoras do 2º ciclo, também solicitaram ao Profº formador José Paulo, metodologias diferenciadas para o ensino-aprendizagem da matemática no sentido de resolver as dificuldades sentidas pelos professores unidocentes da unidade escolar.A seguir foram lidos os objetivos do Ensino Fundamental e discutido algumas possibilidades de temáticas para o projeto sala de professor. Na oportunidade os professores formadores lembraram do Encontro de Coordenadores no próximo dia 06/03/2010.
Encaminhamentos:
Leitura do Parecer Orientativo- 2010 – SUFP
Participação da Profª. Rose Márcia no próximo Sala de Professor
Encaminhar a solicitação dos professores na área de matemática
Verificar e-mail para se informar das noticias e comunicados do Cefapro.
Profª Sueleide Alves da Silva Pereira
Área: Alfabetização / CEFAPRO – Pólo Sinop
09/03- Horário matutino- 7:30 - Projeto Sala do Professor
Momento com o apoio e administrativo (agenda 21).
Professores formadores: Marli Cichelero, Rose Márcia, José Paulo, Ketheley e Sueleide Alves. Reuniram-se nas dependências da Escola Nossa Senhora da Glória os profissionais da agenda 21 para possíveis esclarecimentos e tirar dúvidas referente ao Projeto Sala de Professor. Segundo a secretária Imgard tem bastante dúvidas em relação ao seu papel no projeto sala de professores uma vez que as temáticas em estudo não contemplam suas respectivas áreas e por essa razão os mesmos não vêem motivos em participar do processo. Inicialmente a professora formadora se apresentou justificando sua vinda ao Cefapro, argumentando por meio de experiências vivenciadas no Sala de Professor da necessidade de avançar nesse processo, onde todos são educadores por excelência, visto que participam do movimento pedagógico. Deixou claro a importância de integrar a área 21 no Projeto Sala de Professor.A professora formadora Rose Márcia fez o contexto histórico do Projeto Sala de Professor como uma conquista de luta sindical. E sugeriu que a escola pode e deve ter vários projetos acontecendo ao mesmo tempo, conforme as necessidades de formação definindo estratégias do desenvolvimento dos estudos com os professores e possíveis ações de intervenção pedagógica que podem e devem ser reorganizados no decorrer do processo, de acordo com os novos desafios que se apresentam. A seguir, foram apresentadas as possíveis temáticas e referências bibliográficas. Na fala da professora não há sentido dissociar os profissionais visto ser todos educadores, e que todos devem se respeitar e se fazer respeitados. As possibilidades se mostram infinitas, porém, nesse processo as conquistas são lentas.
Possibilidades temáticas apontadas Relações humanas, Nutrição,Meio ambiente,Qualidade de vida,Ética no trabalho, Biblioteca, Legislação, Prevenção de doenças Ocupacionais. Sugeriu também como apoio o material do pró-funcionário. A seguir a professora fez alguns questionamentos e todos tiraram suas dúvidas. Os profissionais também listaram suas” dificuldades” no cotidiano da comunidade escolar, como por exemplo, Indisciplina, acesso ao laboratório de informática, reavaliação do cardápio, hábitos de higiene dos alunos.
Encaminhamentos:
- Buscar junto à coordenação possibilidades de contemplar os temas para a agenda 21 como forma de integrar todos os profissionais da educação.
- Propor e desenvolver projetos de atuação específica junto aos professores no PPDC
- Possibilidade do técnico multimeios oportunizar formação básica à comunidade escolar, tendo como foco os profissionais da agenda 21.
- Iniciar um processo coletivo de discussão e consciência a partir de fundamentos.
- Estudar formas de articular teoria e prática, para todas as áreas indistintamente.
- Convite a todos os formadores para participar do Projeto Sala de Professor.
Profª Sueleide Alves da Silva Pereira
ABRIL
MAIO: 09 à 14/05 : Participação no GT da área da Alfabetização na reelaboração das Orientações Curriculares. 19 à 20/maio -Proinfantil em Colider
JUNHO - Estudos das Orientações Curriculares e atividades no Proinfantil
JULHO - Seminário Municipal (08 a 09/07),Recesso Escolar e Fase Presencial Pró Infantil módulo III
AGOSTO - Sistematização das Orientações Curriculares, Formação do Siga e Seminário Regional das Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso;(02 à 06/08)
23 à 30/08 - GT de alfabetização na sistematização dos seminários regionais e dos gts.
30/08 - Seminário com a consultora Dra Acácia Kuenzer
09/08 - Acompanhamento do Projeto Sala de Professor
Mais uma vez os profissionais da Educação se reúnem no periodo matutino no laboratório de informática para refletir as práticas educativas na escola e fora dela. A coordenadora da boas vindas a todos os presentes, fazendo a leitura compartilhada"Quando me amei de verdade"(Kim e Alison Mcmillen). Em seguida fora realizada uma dinâmica, que tinha como sugestão apresentar caracteristicas de cada pessoa. Em seguida foi transmitido o filme "A virada" . Segundo a coordenadora a pauta tinha como objetivo sair do lugar comum, pensar em educação com outros olhares. Após a apresentação do filme a coordenadora sugeriu reflexões sobre o mesmo. Nos meus apontamentos não conseguir pensar em educação com outros olhares... o filme era de fato um ação educativa no que tinha de mais singelo: crianças,representação simbólica da realidade por meio dos desenhos, o chamado grafismo infantil, modelos representados do adulto sobre a criança, no caso, do pai sobre o filho especificamente. A representação da figura materna , a mulher como mediadora das relações na interlocução pai e filho. A imitação como forma de interação da criança no universo do adulto e por fim, o fundamento do filme, que embora a primeira vista parecia de autoajuda, na verdade apresenta de forma explicita as leis neoliberais do comércio: concorrência, deslealdade, o vale tudo, o lucro como supremacia: Sociedade capitalista ao extremo. rs rs rs rs. Eita filme que daria uma boa resenha em todos os aspectos. Mas tudo bem, quem sou eu para ficar Filosofando.... refletir é perda de tempo.. enquanto isso a humanidade padece de senso crítico quando prefere olhar apenas com os olhos. Assim dizia Antoine de Saint Exupérry" O essencial é invisivel aos olhos, só se ver bem com o coração"... Será que ele precisaria definir o que é coração?????? metáforas, metáforas, metáforas....
Profª Sueleide Alves da Silva Pereira
Cefapro/Sinop
SETEMBRO:01 à 17/09 - Sistematização das Orientações Curriculares, Gt de alfabetização
ACOMPANHAMENTO DO PROJETO SALA DE PROFESSOR
No dia 05/10/2010 acompanhei o projeto Sala de professor da Escola Nossa Senhora da Glória. Neste dia foi realizada a leitura do texto "Criança e o adolescente" que tratava das fases da infancia à adolescência. A leitura coletiva propiciou construções que articulavam teoria à pratica. Segundo a coordenadora a leitura e discussão do texto tem como objetivo compreender o desenvolvimento da criança e do adolescente para una ação educativa efetiva.Todos os profissionais da educação participaram das discussões e compreenderam a importância dos estudos para a vida profissional.
Profª Sueleide Alves da Silva Pereira
SIGA
No segundo semestre realizei ações do SIGA com os professores do 1º ciclo desta escola que estão postadas em página especifica - SIGA.
ABRIL
No dia 08/04/2010 - As profªs. formadoras Marli, Kethely e Sueleide estiveram presentes na Escola Estadual Nossa Senhora da Glória para (re) elaboração junto as Coordenadores do cronograma do Projeto.
CRONOGRAMA DO PROJETO SALA DE PROFESSOR
ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DA GLÓRIA
4 horas em cada encontro
1 Bimestre
Tema | Descrição | Sugestões | Data | Atuação |
PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais -Conversa com educadores -Reconhecendo os PCNs através de seus objetivos | PCN – Conversa com educadores 2002 | 01 e 02 de março 22 e 23 de março | ||
-Algumas considerações conceituais para compreender o desenvolvimento da criança e do adolescente -Preocupações atuais -Inquietações atuais | Texto Psicopedagogia Providenciar texto para equipe do Cefapro Propor sugestões de metodologia de trabalho | 21 e 22 de junho | ||
-As crianças de seis anos e as áreas de conhecimento | p. 57 – Livro Ensino de 9 anos | 05 e 06 de abril 26 e 27 de abril | ||
-Avaliação e causas de reprodução -Tipos e instrumentos de avaliação - Currículo | Escola Organizada por ciclos de formação humana RELATÓRIOS Parecer Orientativo | Demonstrações, oficinas, sequencia didática, elaboração de relatório coletivo Breve histórico, currículo, metodologia, avaliação Inserir o tema em todas as áreas e modalidades Contemplar a temática no ensino medio | 03 e 04 de maio 17 e 18 de maio 07 e 08 de junho | Cefapro 3 encontros seguidos 1)Contexto histórico e currículo 2)Metodologia, planejamento coletivo 3)Avaliação (oficina de relatório) |
2 Bimestre
Tema | Descrição | Sugestões | Data | Atuação |
Ética e trabalho | Estudos já realizados sobre este tema como reposição para os profissionais que não frequentaram o início do Projeto Sala de Professor | Reposição: 31 marco 14 abril | ||
O diálogo entre as diversas áreas | ||||
Dificuldades de aprendizagem (disponibilizar material para coordenadora) Laboratório Organização do trabalho pedagógico Linguagem Ciencias exatas Oficinas, sequência didática | Texto Inserir o tema em todas as áreas e modalidades | 05 e 06 de julho 09 e 10 de agosto | Cefapro Sequencia didática | |
Afetividade X processo ensino aprendizagem | ||||
A excelencia do espaço familiar na formação de leitores | ||||
Educação alimentar | 17 e 18 de maio | |||
3 Bimestre
Tema | Descrição | Sugestões | Data | Atuação |
Letramento e alfabetização: prática pedagógica | Pg. 69 – Ensino de 9 anos | |||
A organização do trabalho pedagógico: alfabetização e letramento como eixos orientadores | ||||
Prevenção de doenças ocupacionais | 08 e 09 de novembro | |||
O papel do orientador na escola de hoje | ||||
Educação Ambiental | Projeto Ambiental Letramento e alfabetização Cidadania | 30 e 31 de agosto 20 e 21 de setembro | ||
Ler e escrever compromisso de todas as áreas | 25 e 26 de outubro |
4 Bimestre
Tema | Descrição | Sugestões | Data | Atuação |
Cidadania – trabalho em equipe | 22 e 23 novembro | |||
Escola inclusiva | ||||
Qualidade de vida no trabalho | 08 e 09 de novembro | |||
Espaço escolar | ||||
Diversidade e preconceito | 04 e 05 de outubro | Prof Solange | ||
Formação continuada – direito e dever |
Obs: Essa organização foi alterada devido o estudo das Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso no mês de junho.
JUNHO - Estudos das Orientações Curriculares e atividades no Proinfantil
JULHO - Seminário Municipal (08 a 09/07),Recesso Escolar e Fase Presencial Pró Infantil módulo III
AGOSTO - Sistematização das Orientações Curriculares, Formação do Siga e Seminário Regional das Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso;(02 à 06/08)
23 à 30/08 - GT de alfabetização na sistematização dos seminários regionais e dos gts.
30/08 - Seminário com a consultora Dra Acácia Kuenzer
09/08 - Acompanhamento do Projeto Sala de Professor
Mais uma vez os profissionais da Educação se reúnem no periodo matutino no laboratório de informática para refletir as práticas educativas na escola e fora dela. A coordenadora da boas vindas a todos os presentes, fazendo a leitura compartilhada"Quando me amei de verdade"(Kim e Alison Mcmillen). Em seguida fora realizada uma dinâmica, que tinha como sugestão apresentar caracteristicas de cada pessoa. Em seguida foi transmitido o filme "A virada" . Segundo a coordenadora a pauta tinha como objetivo sair do lugar comum, pensar em educação com outros olhares. Após a apresentação do filme a coordenadora sugeriu reflexões sobre o mesmo. Nos meus apontamentos não conseguir pensar em educação com outros olhares... o filme era de fato um ação educativa no que tinha de mais singelo: crianças,representação simbólica da realidade por meio dos desenhos, o chamado grafismo infantil, modelos representados do adulto sobre a criança, no caso, do pai sobre o filho especificamente. A representação da figura materna , a mulher como mediadora das relações na interlocução pai e filho. A imitação como forma de interação da criança no universo do adulto e por fim, o fundamento do filme, que embora a primeira vista parecia de autoajuda, na verdade apresenta de forma explicita as leis neoliberais do comércio: concorrência, deslealdade, o vale tudo, o lucro como supremacia: Sociedade capitalista ao extremo. rs rs rs rs. Eita filme que daria uma boa resenha em todos os aspectos. Mas tudo bem, quem sou eu para ficar Filosofando.... refletir é perda de tempo.. enquanto isso a humanidade padece de senso crítico quando prefere olhar apenas com os olhos. Assim dizia Antoine de Saint Exupérry" O essencial é invisivel aos olhos, só se ver bem com o coração"... Será que ele precisaria definir o que é coração?????? metáforas, metáforas, metáforas....
Profª Sueleide Alves da Silva Pereira
Cefapro/Sinop
SETEMBRO:01 à 17/09 - Sistematização das Orientações Curriculares, Gt de alfabetização
ACOMPANHAMENTO DO PROJETO SALA DE PROFESSOR
No dia 05/10/2010 acompanhei o projeto Sala de professor da Escola Nossa Senhora da Glória. Neste dia foi realizada a leitura do texto "Criança e o adolescente" que tratava das fases da infancia à adolescência. A leitura coletiva propiciou construções que articulavam teoria à pratica. Segundo a coordenadora a leitura e discussão do texto tem como objetivo compreender o desenvolvimento da criança e do adolescente para una ação educativa efetiva.Todos os profissionais da educação participaram das discussões e compreenderam a importância dos estudos para a vida profissional.
Profª Sueleide Alves da Silva Pereira
SIGA
No segundo semestre realizei ações do SIGA com os professores do 1º ciclo desta escola que estão postadas em página especifica - SIGA.