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Orientações Curriculares

Após estudos das Orientações Curriculares no Cefapro e em Cuiabá(23 à 27/03/2010)Recebi este e-mail para participar como colaboradora do documento das Orientações Curriculares. Fiquei feliz pois pela primeira vez tive oportunidade de estar junto a um grupo de estudos e trabalhos. Interessante.. meu sobrenome ..... Bezerra... Mas sou eu mesma!! rs rs rs rs rs..


Enviado: quarta-feira, 14 de abril de 2010 18:45
Para: Sinop - Cefapro
Assunto: Colaboradores do documento

  Equipe gestora,


Resposta positiva ao e-mail recebido.

Abaixo o texto produzido como contribuição às Orientações Curriculares


ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO - SEDUC
SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA - SUFP
CENTRO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CEFAPRO DO PÓLO DE SINOP

      Considerando o momento histórico pelo qual Mato Grosso se insere no contexto educacional uma vez que traça como desafio e conquista democrática da demarcação  materializada  de uma proposta pedagógica de cunho reflexivo argumentativo  para a Educação básica na perspectiva da Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana é salutar que a especificidade da área da alfabetização nas séries iniciais constituintes do 1º e 2º ciclos tenha como eixo norteador “alfabetizar letrando”como  forma de subsidiar a organização do trabalho pedagógico.Para tal,é preciso  definir com clareza sua fundamentação: Currículo,Formação de Professor, Metodologia e Avaliação como resultado processual dos estudos e discussões dos profissionais da Educação ao longo das décadas.Neste contexto é que compreendemos de  fundamental importância as proposições abaixo elegidas a partir da participação coletiva entre os nossos pares.

 Área: Alfabetização
PROPOSIÇÕES
Estrutura /Fundamentos
·        Indicação de Consultoria específica na área da alfabetização
·        Textos que apresentam expressões condizentes com a concepção da Escola Organizada por Ciclos de Formação humana na perspectiva da construção do conhecimento construtivista sócio-interacionista.
·        Fundamentação coerente e coesa, articulando áreas e ciclos
·        Ampliar bibliografia  na especificidade da alfabetização.
·        Referências bibliográficas ao final de cada ciclo
·        Definir linguagem especifica para aluno. Se o termo deve ser aprendente , educando ,criança, estudante, para dar uniformidade a concepção epistemológica  da orientação.(pensamos que deve ser educador/educando.
·        Inserção  de temas específicos como: Afetividade, Ludicidade, Ambiente alfabetizador, O articulador no processo da alfabetização,
·        Inserir Capacidades específicas para cada ano/ciclo.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     
·        Inserir os eixos norteadores de Educação Física e Artes, tendo como base os Pcns.
·        Incluir as especificidades (diversidade, educação especial e educação no campo) nas orientações curriculares dos ciclos.
      (Re)Organização nas concepções
·        Fundamentação Teórica do ensino de nove anos contextualizando historicamente a Escola Organizada Por Ciclos de Formação Humana articulando às concepções de alfabetização e Letramento,utilizando-se  de citações autorais, quando  necessário.
  •    Referendar os Pressupostos da aprendizagem e do ensino da alfabetização nas concepções;
ü     Língua e ensino de língua
ü     Alfabetização
ü     Letramento
ü     Ensino da língua escrita
·        Re(estruturação dos eixos norteadores da alfabetização)articulando PCN /CEALE / PRÓ-LETRAMENTO/SIGA
ü     Compreensão e valorização da cultura escrita
ü     Apropriação do sistema da escrita
ü     Leitura
ü     Produção de textos escritos
ü     Desenvolvimento da oralidade
·        Metodologia(Planejamento,Interdisciplinaridade,organização do tempo pedagógico- algumas orientações)

Concepções atuais em relação à Avaliação, na sua dimensão formativa  dando ênfase a avaliação diagnóstica na 1ª fase(ano)
Instrumentos de registro e análise do processo de aprendizagem.
Importância da Formação continuada.
·        Algumas Sugestões Bibliográficas;
ü     Psicogênese da língua Escrita de Ferreiro e Teberosky,
ü     Construção do conhecimento articulado ao desenvolvimento humano segundo Piaget , Vygoskty e Wallon
ü     (ampliação da bibliografia)Alfabetização e letramento da Magda Soares  e Telma Weisz
ü     Miguel Arroyo-Imagens quebradas.
             
                                                    Profª Sueleide Alves da Silva Pereira    
                                                                  Março /2010


Semana de  26 à 30/04

Infelizmente não participei desse primeiro encontro. Acredito que houve "desassossego" nas informações entre Superintendências e Cefapro.



Semana de 10 à 14/05

Como o grupo já havia se reunido na semana anterior, foi um momento para socializar as idéias. Logo na segunda-feira conheci os coordenadores dos gts da alfabetização, linguagem e Ciencias Naturais: A Profª Alvarina Santos, Profª Maristela Ledur e ProfºFernando Campos. Também conheci a Coordenadora do Ensino Fundamental Profª Janaina Monteiro( Pense numa figura!!!como diz a Sara, TUDO DE BOM!).
No dia 10/05 a Prof Alvarina socializou os estudos da semana anterior e apresentou o grupo da alfabetização formado pelas Profs Elaine( Juara), Elaine(Cuiabá), Rosa(Cuiabá) e Silvia(Rondonopólis). Como na área da alfabetização não havia consultoria,o grupo foi dividido por área(Linguagens, Ciencias Humanas e Ciencias Naturais)  para melhor aprofundamento e sugestões de reelaborações no texto. Houve um entendimento para selecionar de cor verde as possibilidades de acréscimo e vermelho de supressão. Nesse sentido, os professores das áreas específicas dos  demais gts estariam contribuindo reciprocamente na área da alfabetização. No dia 11/05 houve encontro com a Consultora Mor das Orientações Curriculares Acácia Kuenzer para orientações e encaminhamentos a respeito do documento. Esteve presente nesse encontro coordenadores dos gts, professores do Cefapro. representante da Secretaria Estadual de Educação.  Durante essa semana houve diálogo com a área de Linguagem (artes, Ed. Física, Lingua Estangeira (Espanhol e Inglês), de Ciencias Humanas (História e Geografia) e Ciencias Naturais( Matemática/ Ciências e Biologia). Foi uma semana bastante produtiva tanto do ponto de vista da reflexão como da ação. Já nesta primeira semana, percebi a dimensão da responsabilidade,do comprometimento e desafio que teria primeiro comigo mesmo: da determinação e perseverança.

Em DEUS E somente NELE ENCONTRAMOS A FORÇA PARA VIVER!
Sueleide Alves da Silva Pereira







Juntamente com a equipe da Sueb, estamos solicitando a colaboração da formadora Sueleide Alves da Silva Bezerra para ajudar na organização do documento das orientações curriculares, os grupos de trabalho estão se reunindo na Seduc e contamos com a participação da professora nos períodos de 26 a 30 de abril e  de 10 a 14 de maio, para isso estamos providenciando  diárias  e passagens.
Aguardo confirmação.
Att.