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sexta-feira, 22 de abril de 2011

Pauta e relato da formação em Tapurah

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO-SEDUC SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO-SUFP
CENTRO DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CEFAPRO DO POLO DE SINOP
                        
Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem: (SIGA): Orientações do Acompanhamento da Aprendizagem do alunos do  1º ciclo de Formação Humana.
Local: EE Cândido Portinari
Data:23/03/2010
Participantes: Profissionais da Educação: Professores(as),Articuladores(as) Coordenadore(a)s e Diretores(as);
Objetivo: Apresentar aos profissionais da educação  o SIGA -Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem  a ser implantado/implementado  nas escolas da rede estadual de Mato Grosso  que ofertam o 1º Ciclo de Formação Humana;
Matutino 7:00 às 11:00 e Vespertino 13:00 às 17:00 – 8h
Professora: Sueleide Alves da Silva Pereira
                              
Dia 23/03/2011 –
Matutino - 7:00 às 11:00h.
Acolhida  
Apresentações
Uma conversa  sobre as práticas de Alfabetização.
Princípios do Siga
Objetivos: Conhecer o SIGA e sua importância   para melhoria da qualidade da Aprendizagem dos alunos do  1º Ciclo;
Alfabetização com Receita e Alfabetização sem Receita: Concepções Pedagógicas
Objetivo: Refletir  sobre a  Práxis Pedagógica.

Vespertino – 13:00 às 17:00h

Orientações/Estudo e compreensão das Matrizes: Eixos/Capacidades: Linguagens e Matemática para o 1º ciclo de Formação Humana.
Texto complementar: Alfabetizado
Objetivo: Compreender os Eixos e Capacidades a serem desenvolvidas na prática entre professores e educandos
Apresentação do Sistema de Acompanhamento da Aprendizagem
 Objetivo:Propiciar às professoras, articuladoras e coordenadoras.  a interação com o Sistema de  acompanhamento das Informações  onde serão inseridos os procedimentos  de  Aprendizagem dos alunos em suas respectivas turmas,conforme definido pela SEDUC/SAPE(Secretaria Adjunta de Politicas Educacionais).
                                                     “ Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes”
                                                                                    Paulo Freire 
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO-SEDUC SUPERINTENDÊNCIA DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO-SUFP-CENTRO DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
CEFAPRO DO POLO DE SINOP

     No dia 23/03  aconteceu nos horários matutino e vespertino totalizando 8h,  a formação do SIGA na escola estadual Cândido Portinari no Municipio de Tapurah. A formação contou com a participação de Coordenadores e Professores da escolas estaduais Cândido Portinari  e Joaquim Barbosa dos Santos.
        No horário matutino, a Profª formadora Sueleide deu inicio a formação acolhendo os participantes, convidando-os a se apresentarem. Em seguida, apresentou a agenda e conversou sobre o SIGA  , de que esta seria uma conversa inicial, pois a formação  integral está prevista para o mês de abril.  Após essa conversa,  professora apresentou a mensagem em slides  “O olhar do educador” com o objetivo de refletir a práxis pedagógica. No segundo momento foi socializado os principios e fundamentos do SIGA para que os participantes conhecessem o sistema e sua importância para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos educandos do 1º ciclo de formação humana. Para consolidar esses momentos foi apresentado os textos”Alfabetização com receita” e Alfabetização sem receita” para fomentar o debate sobre as práticas da alfabetização, onde os professores relataram suas práticas e necessidades de formação.  Houve uma discussão acalorada sobre as fases de desenvolvimento da criança e a importância de articular esses conhecimentos ao processo de aprendizagem.
  No horário vespertino, a professora formadora distribuiu a matriz de eixos/capacidades para estudo e compreensão à luz das Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso e fez algumas orientações destacando a importância de entender que nas Orientações Curriculares, a matriz está por área/ciclo e no acompanhamento da aprendizagem está por disciplina, Lingua Portuguesa e Matemática.  Também houve uma sigfificativa discussãosobre as hipóteses de construção das crianças em suas fases da escrita. Na seqüência foram apresentados os mapas de freqüência e leitura e orientações para preenchimento enfatizando o pedagógico, assim como algumas orientações de como  inserir os procedimentos no sistema. Também foram tiradas dúvidas sobre a relação entre o ensino de 9 anos  e o Ciclo de Formação humana. Foram repassadas à coordenação e professores os materiais de orientação para o acompanhamento da aprendizagem.A formação teve uma duração de  8 horas.
Profª Sueleide Alves da Silva Pereira
Cefapro/Sinop




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