Visualizações de página do mês passado

Escola Estadual São Vicente de Paula

MARÇO

PROJETO DE APRENDIZAGEM
11/03/2010 às 17:00

No dia onze de março de dois e dez, às dezessete horas a Profª Sueleide Alves da Silva Pereira participa  na Escola Estadual São Vicente de Pauloa, do primeiro encontro presencial do projeto de pesquisa na escola junto com os profissionais da educação. Esse encontro foi coordenado pelos professores da Universidade Estadual de Mato Grosso:Albina, Edneuza e Roberto Arruda.

Objetivos do encontro:
  •  Socializar a proposta do Projeto de pesquisa aos profissionais da educação da escola
  • Celebrar a parceria da escola com a UNEMAT E CEFAPRO , na realização do projeto de pesquisa "Formação docente em contexto interativo:processos cooperativos de aprendizagem potenciados pelas tecnologias digitais e telemáticas"
Atividades desenvolvidas: Leitura compartilhada( Eu sei, mas nao devia- Marina Colasanti), socialização da proposta do Projeto de pesquisa, questionamentos sobre a proposta do projeto, celebração da parceria, socialização do material de coleta de dados e definição do próximo encontro do projeto.

Profª Sueleide Alves da Silva Pereira

Relato:

Inicialmente a Coordenadora Eliane fez  a leitura do caderno volante do sala de Professor cujo tema apresentado como problemática na escola foi Indisciplina. Em seguida a Prof Albina apresentou os pesquisadores da UNEMAT E CEFAPRO,como os responsáveis pelo acompanhamento dos projetos. Na sequencia foi lida a pauta do encontro pela prof Albina que sugeriu aos profissionais inclusão de temas à pauta, mas que não houve contribuição nesse sentido. Foi compartilhado slides "Eu sei mas não devia" de Marina Colassanti com o objetivo de refletir a condição humana. Houve discussão e socialização de idéias sobre o tema apresentado.
Após discussão, a Profª Albina provocou o seguinte questionamento:como os processos cooperativos de aprendizagem vivenciados pelos educadores em Formação Continuada em contexto interativo virtual podem produzir efeitos nos movimentos de reflexão e mudança na prática educativa?O grupo destacou a importância do projeto  aprendizagem cooperativa no sentido de refletir suas práticas pedagógicas de forma  a propiciar aos profissionais docentes pensar/criar possibilidades construtivas de uso das tecnologias digitais e telemáticas articulado à aprendizagem por projetos. Trata-se porém de uma pesquisa-ação que pode ser alterados e que prevê um encontro presencial de quatro horas na Sala de Professores e oito horas à distância dedicadas para leituras, estudos, interação no fórum de discussão do ambiente e-proinfo, escrita de diários de bordo, planejamento e replanejamento das ações dos Projetos de Aprendizagem (PAs) dos alunos, entre outras atividades.Concluindo a Profª Albina destacou que as atividades desenvolvidas no Projetos visa articular teoria e prática, uma vez que  integra  tecnologias digitais e telemáticas.
Para encerrar o encontro a professora Albina explicou a função do questionário de pesquisa e justificou  a razão pela qual questionários dos  funcionários diferenciava dos docentes, uma vez que embroa sejam educadores, exercem atividades difenciadas. Como atividade a distância propôs a leitura do texto Projeto? O que é? Como se faz?  De autoria de Fagundes, Sato e Maçada (1999). Desta forma finalizou o encontro na Escola Estadual São Vicente de Paula.


        


ABRIL -

No dia 14/04 a Profª Sueleide se reúne com  a Prof Albina e os professores responsáveis pelo Sala de Professor  para elaborar a pauta para o dia 14/04.Na pauta
Mais uma vez, participo do encontro do Projeto de Aprendizagem Cooperativa na Escola Estadual São Vicente de Paula. Nesse encontro, os alunos bolsistas, Amanda, Pricilla e Moisés fizeram o cadastro dos profissionais no ambiente e-proinfo, onde a primeira atividade a postar seria escrever no editor de texto- Projeto: O que é, como se faz?