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sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Publicação de Artigo na Revista FAED

Fiquei feliz com a publicação do nosso artigo na revista eletrônica FAED,nº 14da UNEMAT de Cárce res-MT. Este artigo intitulado Projetos de Aprendizagem na Escola: Uma alternativa em busca de (re)significação das práticas educativas, foi escrito pelas professoras Albina Pereira de Pinho Silva(UNEMAT) ,Sara Cristina Gomes Pereira,Sueleide Alves da Silva Pereira e Teofanis Terezinha Zabot Anjos(CEFAPRO)A minha satisfação se deu principalmente pela oportunidade concedida pelas parceiras de formação, co-autoras do artigo.
O artigo aborda os Projetos de Aprendizagem desenvolvidos por  alunos e profissionais  da educação em  Escolas da Rede Estadual de Mato Grosso  e   se configuram  como uma  inovação metodológica   para (re)pensar os objetivos intencionais da educação e  possibilidades de inovação curricular a partir da (re)construção do fazer docente e das práticas dos gestores escolares no sentido de propiciar uma educação voltada para a aprendizagem significativa do  aluno. É, sobretudo, uma alternativa que poderá instituir nos contextos escolares a criação de novas ambiências de aprendizagem, consolidadas com suporte das tecnologias digitais e telemáticas no processo de aprendizagem dos agentes escolares. O texto socializa reflexões, inquietações e,principalmente, desafios que constituem o pensar e o fazer de um grupo
de pesquisadores e, ao mesmo tempo, apresenta possíveis contribuições ao processo de desenvolvimento e implementação de Projetos de Aprendizagem na educação, quiçá de nova concepção de sociedade"
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PROJETOS DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA:
UMA ALTERNATIVA EM BUSCA DE (RE)SIGNIFICAÇÃO DAS
PRÁTICAS EDUCATIVAS
Albina Pereira de Pinho Silva
1
Sara Cristina Gomes Pereira
2
Sueleide Alves da Silva Pereira
3
Teofanis Terezinha Zabot Anjos
4
RESUMO: Projetos de Aprendizagem caracterizam-se em uma metodologia
fundamental para (re)pensar os objetivos intencionais da educação e a
possibilidade de inovação curricular a partir da (re)construção do fazer
docente e das práticas dos gestores escolares. É, sobretudo, uma
alternativa que poderá instituir nos contextos escolares a criação de novas
ambiências de aprendizagem, consolidadas com suporte das tecnologias
digitais e telemáticas no processo de aprendizagem dos agentes escolares
que os integram. Este texto socializa reflexões, inquietações e,
principalmente, desafios que constituem o pensar e o fazer de um grupo
de pesquisadores e, ao mesmo tempo, apresenta possíveis contribuições
ao processo de desenvolvimento e implementação de Projetos de
Aprendizagem no âmbito educacional.
PALAVRAS-CHAVE: projetos de aprendizagem, metodologia, práticas
educativas.
ABSTRACT: Learning Projects are characterized in a fundamental
methodology to (re)think the intentional aims of education and the
possibility of curriculum innovation from the (re)construction of teaching
and the practices of school administrators. It is primarily an alternative
that may establish in school contexts the creation of new learning
environment, consolidated with digital and telecommunication support
1
de Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso,
alpepis@hotmail.com
Mestre em Educação pela UFRGS, professora da disciplina de Didática, lotada no Departamentocampus universitário de Juara. Email:
2
Professora do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica – CEFAPRO
Sinop MT.
Graduada em Letras, especialista em Lingüística aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa.E-mail: cristina.sara.27@hotmail.com
3
Atualização dos Profissionais da Educação Básica – CEFAPRO Sinop MT.
sueleide_prof@hotmail.com
Graduada em Pedagogia, Especialista em Linguagem. Professora do Centro de Formação eE-mail:
4
Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica – CEFAPRO Sinop MT.
teofaniszabot@yahoo.com.br
Graduada em Pedagogia, Especialista em Tecnologia em Educação. Professora do Centro deE-mail:
Revista da Faculdade de Educação Ano VIII nº 14 (Jul./Dez. 2010)
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in the learning process of school workers. This text socializes ideas,
concerns, and, especially, the challenges of a researchers group. At the
same time, it presents possible contributions to the development process
of Learning Project in education.
KEYWORDS: learning projects, methodology, educational practices.
1. Introdução
O grupo de estudo instituído a partir do projeto de pesquisa
interinstitucional
cooperativos de aprendizagem potenciados pelas tecnologias digitais e
telemáticas
Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO), visa a desenvolver, em
escolas públicas de Sinop-MT, parceiras do projeto, a metodologia de
Projetos de Aprendizagem, tendo como base teórica principal a
aprendizagem por projetos de autoria das pesquisadoras Fagundes, Sato
e Maçada.
No atual contexto em que a política educacional do Estado de
Mato Grosso opta pela Escola Organizada por Ciclos de Formação Humana,
a pedagogia tradicional não faz mais sentido, perde seu significado e é
justamente nesse ponto que a metodologia de Projetos de Aprendizagem
se estabelece como uma possibilidade de provocar mudança na postura
pedagógica do educador e do educando frente ao processo de construção
do conhecimento:
Formação Docente em Contexto Interativo: processos5, uma parceria da UNEMAT com o Centro de Formação dos
Para diminuir o fracasso escolar a SEDUC (Secretaria
de Estado de Educação) instituiu a proposta da escola
Organizada por Ciclos com intuito de incluir os alunos
no meio educacional e propiciar um ambiente em que
todos possam permanecer, participar e, ao mesmo
tempo, abrir as portas para uma educação inclusiva e
democrática (FIIRH, 2009, p. 11).
E, nesse sentido, o currículo da Escola Organizada por Ciclos de
Formação Humana é instituído a partir do trabalho por áreas do
conhecimento, ensejando em sua organização a metodologia de projetos
interdisciplinares.
Com base nesse pressuposto, acreditamos que os Projetos de
Aprendizagem se constituem em uma alternativa que viabiliza novas
arquiteturas de aprendizagem, o que contribuirá para fortalecer essa
forma de organizar os Currículos por Ciclos de Formação Humana, visto
5
aprovado mediante o Edital Universal nº 002/2008, com período de vigência de 2009 a 2011.
Este projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (FAPEMAT),
Ano VIII nº 14 (Jul./Dez. 2010) Revista da Faculdade de Educação
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que, durante todo o percurso de planejamento, execução e avaliação dos
projetos, os educandos e seus professores são os protagonistas na
construção do conhecimento, um dos elementos fundamentais para
melhoria da qualidade da educação que se deseja constituir como prática
democrática inclusiva.
2. Projetos de Aprendizagem: contextualização e fundamentos
A metodologia de Projetos de Aprendizagem foi criada pelo
Laboratório de Estudos Cognitivos (LEC) a partir de uma experiência piloto
realizada pelo Projeto Amora (CAp/UFRGS), em 1995-96. É uma proposta
metodológica que
[...] está sendo adotada em escolas públicas do país
desde 1997, a partir de capacitações de professores
realizadas pelo projeto PROINFO, um programa de
inserção das tecnologias da informação e da
comunicação desenvolvido pela Secretaria de
Educação a Distância do MEC em parceria com Estados
e Municípios. O projeto atingiu 6 milhões de alunos,
4629 escolas, 262 NTEs, 2169 multiplicadores, 137911
professores capacitados e 54 mil computadores
instalados nas escolas (FAGUNDES et al, 2006, p.29).
Essa experiência mostra que é possível criar novas dinâmicas de
aprendizagem, em que os protagonistas (docentes e estudantes) do
processo educacional se constituam sujeitos ativos na busca e no
tratamento das informações, bem como na construção do conhecimento.
Fagundes, Sato e Maçada (1999) afirmam que, nos Projetos de
Aprendizagem, as dúvidas que vão gerar os projetos são primordialmente
dos aprendizes, visto que são estes os interessados em buscar respostas
às suas dúvidas. Nos Projetos de Aprendizagem, os aprendizes são
motivados a pesquisar temas e dúvidas decorrentes de suas curiosidades.
Por isso, as temáticas dos projetos emergem dos questionamentos, das
indagações dos aprendizes que podem ser a partir de uma aula a campo,
de um filme, da leitura de um texto, de uma leitura compartilhada, de um
determinado conteúdo abordado pelo professor ou até mesmo a partir
de uma dada situação do cotidiano que lhe despertou o interesse ou de
um tema da atualidade.
Quanto à concepção, os Projetos de Aprendizagem inspiram-se
no modelo epistemológico construtivista de aprendizagem. Esse
paradigma prima pelas interações, pelas trocas interindividuais, pela
reciprocidade, pela cooperação e, sobretudo, pela construção do
conhecimento pelo sujeito.
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Segundo Piaget (2002), a construção do conhecimento é resultado
de ações que modificam a estrutura mental do sujeito. Por isso, a aquisição
de um conhecimento novo não se dá a partir de exercícios mecânicos,
desconectados da realidade e do interesse do sujeito aprendiz. Nem
tampouco a construção do conhecimento acontece se as práticas docentes
forem inspiradas na pedagogia tradicional, em que os professores
privilegiam a relação verticalizada de organização dos conhecimentos.
Postulamos que o desenvolvimento dos Projetos de
Aprendizagem se efetiva mediante atitudes mais abertas, mais flexíveis,
no sentido de valorizar as vozes, a curiosidade, a criatividade e a autonomia
dos estudantes:
A metodologia de Projetos de Aprendizagem favorece
a pedagogia democrática, uma vez que privilegia a
relação dialógica entre educador e educandos e destes
com o objeto do conhecimento. Professores e alunos
em colaboração delineiam e planejam as estratégias
de solução às dúvidas temporárias suscitadas. Na
metodologia de Projetos de Aprendizagem, as
decisões são engendradas coletivamente num
ambiente heterárquico, e não impostas pelo professor.
O aluno é desafiado a levantar suas dúvidas, seus
questionamentos, seus anseios, medos, angústias,
sem temer ser punido ou repreendido por não ter
correspondido àquilo que o professor esperava. A
aprendizagem é o resultado do esforço individual e
grupal (SILVA, 2005, p.48).
No desenvolvimento dos Projetos de Aprendizagem, há uma
inversão da lógica em que o professor a tudo decide e os alunos a tudo
fazem sem nada questionar. Fagundes, Sato e Maçada (1999) vão mais
além ao afirmar que nos Projetos de Aprendizagem essa inversão de papéis
tem ganhado relevo, como podemos ver em suas reflexões:
Temos encontrado que esta inversão de papéis pode
ser muito significativa. Quando o aprendiz é desafiado
a questionar, quando ele se perturba e necessita
pensar para expressar suas dúvidas, quando lhe é
permitido formular questões que tenham significação
para ele, emergindo de sua história de vida, de seus
interesses, seus valores e condições pessoais, passa
a desenvolver a competência para formular e
equacionar problemas. Quem consegue formular com
clareza um problema, a ser resolvido, começa a
Revista da Faculdade de Educação Ano VIII nº 14 (Jul./Dez. 2010)
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FAGUNDES, Léa da Cruz; SATO, L.; MAÇADA, D. L.
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Revista da Faculdade de Educação Ano VIII nº 14 (Jul./Dez. 2010)

"O livre desenvolvimento de cada um é condição para o livre desenvolvimento de todos" (Karl Marx)

Ano VIII nº 14 (Jul./Dez. 2010) Revista da Faculdade de Educação

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