Visualizações de página do mês passado

domingo, 28 de novembro de 2010

Formação Estadual - Proinfantil

         Encontro Estadual de Formação – Proinfantil


  Na semana de 22 à 26 de novembro a equipe Proinfantil do Cefapro de Sinop participou  em Cuiabá do Encontro Estadual de Formação do Módulo  IV com uma carga horária de 32h. Do Pólo de Sinop estiveram presentes os Professores formadores, Reginaldo Vieira (Vida e Natureza), Antonio Ramos de Faria (Identidade Sociedade e Cultura), Sara Cristina Gomes (Linguagens e Códigos), Ivonei Andrioni ( Fundamentos da Educação) e Rozilene da Costa Batista (OTP) e os Professores tutores: Terezinha Daltoét Loebens, Cássia Sprizão,Madalena Varea e  Elizangela Souza(Sinop), Odair Duarte (Itaúba), Luzia DalPonte ( Tapurah), Marinês Alves ( Santa Carmem), Íris Vollbrecht e José Joaquim de Góes (Cláudia), Enisandra Aparecida Garcia (Feliz Natal),Maria Zuleica(Nova Ubiratã), Marli de Fátima Rodrigues e Arlete Maria do Nascimento(Vera),Lucy Diana Matias  e Claudilene Pessoa ( Colíder), a Coordenadora pedagógica Sueli Brito e Articuladora pedagógica Sueleide Alves da Silva Pereira. Este encontro  que reúne Professores formadores, tutores, coordenadores e Apeis do Estado de Mato Grosso, busca desenvolver estratégias e metodologias para essa implantação que se inicia com a fase presencial do Programa, visando garantir a formação no que tange aos fundamentos da Proposta Pedagógica do Proinfantil.Para esse encontro foi prevista a seguinte programação:
       No dia 22/11/2010 às 13:00h deu inicio ao credenciamento.No horário das 14:18h –  Conferência de abertura com o tema “Organização de espaços na Educação Infantil” Profª Drª Adriana Freyberger. Conferência “Ouvir e contar histórias” Francisco Gregório da Silva, no salão Beija Flor.
     No dia 23/11/2010 no período matutino aconteceram as oficinas de Formação dos Professores Formadores, Coordenadores e APEI’s.Nessas oficinas são produzidos  e socializados os planejamentos para a fase presencial previsto para o mês de janeiro.Os professores se reúnem  por área: Fundamentos,OTP, Identidade ,Sociedade e Cultura, Vida e Natureza, Linguagens e Códigos.Nessas oficinas participei do planejamento da unidade 4 do módulo IV, junto com os professores de Funtamentos e OTP. No período vespertino os planejamentos de OTP e Fundamentos  das unidades 1 à 8 foram socializados, sob a orientação da Profª Dra Ana Lucia Vilella e Taciana Mirna Sambrano.
    No dia 24/11/2010 no horário matutino aconteceram duas mesas redondas com os seguintes temas: 1.“O desenvolvimento da linguagem oral e escrita na Educação Infantil” – Prof Drª Lázara Nancy de Barros Amâncio, Profª Drª Cancionilla Janzkosvski Cardoso e Profª Dranda. Ana Carlorina Vilella  sob a coordenação da Profª Drª Ana Lúcia Nunes da CunhaVilella, 2.Linguagem Matemática na Educação Infantil” Profª DrªRute Cristina Domingos da Palma.No período matutino deu inicio ao minicursos de Formação.
   No horário vespertino iniciaram os minicursos, onde as inscrições eram realizadas previamente. No horário vespertino participei do minicurso: Planejar e Avaliar? Isso é Educação Infantil? – Profª Drª Roselene Crepaldi.
   No dia 25/11/2010, no horário matutino participei do minicurso “Diferentes estratégias para contação de histórias”. Profª. Ms Eliane Moura e no horário vespertino “A literatura Infantil na formação de educadores da Infância", com o Profº Dndo Vinicius Carvalho Pereira.
No dia 26/11 aconteceu a Conferência de Encerramento: ”Arte, Infância e Formação de Professores"–Profª.Drª.Ana Angélica Medeiros Albano. O evento finalizou com uma apresentação cultural  e avaliação do evento.

Sueleide Alves da Silva Pereira.
Articuladora Pedagógica – Proinfantil
CEFAPRO- Sinop

Um comentário:

antoniofrederico disse...

Em relação aos concluintes, o Proinfantil ainda não disse a que veio.
Do que adianta formar e habilitar se os municípios ainda tratarão seus Auxiliares "formados" somo "sub-seres" na Educação?
A literatura do Proinfantil fala em resgate da autoestima, encontro da identidade profissional etc, por que essa "identidade profissional não é efetivada?