Visualizações de página do mês passado

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Encontro do Grupo de Estudos Proinfantil - 11/11/2010


PROINFANTIL  -SINOP  GR3


                              ENCONTRO DO  GRUPO DE ESTUDOS
         No dia 11/11/010, aconteceu nas dependências do CEFAPRO, no horário matutino, o encontro do grupo de estudo do Proinfantil. Neste encontro foram socializados os fundamentos de John Dewey e Ovide Decroly conforme agenda  do dia 05/11. Estiveram presentes a Coordenadora Sueli Brito e os professores Sueleide Alves da Silva Pereira, Simone Naedzold,Rozilene Costa Batista, Reginaldo Vieira, José Paulo, Sara Cristina ,Antonio Faria e Ivonei Andrioni.A Prof Sueleide deu inicio às atividades,saudando os professores e contextualizando os fundamentos da Escola Nova, em contraposição à Escola Tradicional. Convém destacar que a opção pelos estudos de fundamentos da educação Infantil se justifica por orientar a   formação continuada para os professores formadores do proinfantil e subsidiar a formação inicial da prática educativa dos professores tutores e cursistas de educação infantil. A prof Simone apresentou em slides os fundamentos de John Dewey  cuja temática “A Filosofia de Educação de John Dewey” uma abordagem sobre  a vida , influências, finalidades da educação, métodos de projeto, Pragmatismo, papel do professor  , avaliação destacando as criticas feitas por vários pensadores  em relação às formulações  de Dewey. A prof Sara lembrou do contexto histórico por qual passava o mundo e a influencia dos estados Unidos, pois nesta época houve guerras e revoluções,sendo assim um momento de conflito e  transição. O Profº Ivonei provocou reflexões sobre a ascensão da burguesia, fazendo um breve contexto histórico e relacionando às criticas sobre os fundamentos de Dewey.  Também lembrou a importância de entender os propósitos da escola nova, suas finalidades e implicações pedagógicas estabelecendo relações com os fins da educação infantil na sociedade contemporânea. Em seguida a Profª Sueleide  deu continuidade às reflexões solicitando  a contribuição dos pares, principalmente do Prof Ivonei Andrioni de Fundamentos da educação, visto que entende o Movimento Escola Nova como “um momento” bastante conturbado na história mundial, marcado pela virada do séc XIX para o séc XX, marcado por guerras , revoluções e crises econômicas,religiosas,  políticas e sociais. Socializou os fundamentos de Ovide Decroly, no sentido de refletir os fundamentos da escolanovismo. Escola Nova. Escola Nova? Para quem? E assim construir significações e na medida do possível estabelecer elos e relações com a pedagogia atual, sem perder de vista o contexto histórico. Entre vários aspectos a serem consideradas na Pedagogia de Decroly foram destacados: o método globalizado de alfabetização e os centros de interesse, a valorização da base biológica e Psicológica, onde herança e meio e se integram, estudos para crianças especiais, fundamentos baseados na observação, experimentação, exploração e expressão.As construções  dos professores presentes foram significativas, propiciando reflexão da articulação teoria e prática. As professoras Simone e Sueleide, responsáveis pela mediação do encontro, se comprometeram de enviar por e-mail a sistematização dos estudos.Ficou definido que no próximo encontro haverá estudo  dos  fundamentos de Maria Montessori ( Profº Reginaldo ) e Celéstine Freinet –( Prof Sueli).    

Profª  Sueleide Alves da Silva Pereira
 Sinop, 12/11/2010



Nenhum comentário: