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sábado, 7 de maio de 2011

Projeto Sala do Educador da Escola Maria de Fátima Gimenez

Profª Responsável: Sueleide Alves da Silva Pereira


Contexto: A escola situada à Rua das Jaboticabeiras, Jardim celeste, Sinop/MT,  está funcionando, temporariamente em 3 turnos. Atendendo alunos do 1º, 2º e 3º ciclos.A diretora é a Prof Odilza Araujo e as coordenadoras são Ivonete Giachini e Jane Gruber. A escola desenvolve o Programa Mais Educação sob a coordenação da Prof Maria Andrea.

O Projeto sala de educador acontece às terças-feiras no horário das 6:30 às 20:30 e foi iniciado, conforme cronograma, no dia 15/03.No mês de março aconteceram 3 encontros: dias 15,22 e 29, respectivamente.
Após a semana pedagógica, estive na escola às 15:00h do dia 05 de abril, para conversar com as coordenadoras sobre a reelaboração e encaminhamento do projeto à coordenadora de formação do Cefapro e acompanhar o Projeto Sala de Educador.
A coordenadora Jane socializou os diagnósticos das temáticas realizada junto com os educadores envolvidos no projeto. De posse das temáticas, estruturamos o cronograma de modo a atender a demanda solicitada pelos profissionais da educação. Em seguida, inserimos o cronograma no projeto. Dessa forma foi possível eleger os temas, registrando os responsáveis e a atuação do Cefapro nesse processo. Conforme orientação da coordenadora de Formação e foi realizada a devolutiva do projeto e solicita  De inicio, foram sugeridas as datas de atuação do cefapro no 1º bimestre: Professores Josemar, com a temática Ética no trabalho e a Profª Cássia Vale, com a educação Especial. Também ficou definido para esses primeiros momentos, estudos sobre o tema indisciplina como também o Estudos das Concepções das Orientações Curriculares.
Durante a conversa, as coordenadoras socializaram a pauta do encontro onde o tema dos encontros (29/03 e 05/04), indisciplina se justifica pelo contexto escolar uma vez que a escola vem passando por um momento atípico no atendimento, visto que está funcionando em 3 turnos, 6:30, 10:30 e 14:30 e que é no espaço do sala do educador que serão socializadas as discussões bem como, a busca coletiva de alternativas que amenizem os problemas relativos à indisciplina. Na oportunidade, estive nas turmas do 1º ciclo, 2ª e 3ª fase e conversei com as professoras do 1ª ciclo sobre o acompanhamento da aprendizagem. Para este encontro, as coordenadoras Jane Gruber e Ivonete Giachini, organizaram a apresentação do filme o Triunfo.
        
                    Projeto Sala do Educador - 05/04 - Temática: Indisciplina

    Para iniciar as atividades, as coordenadoras deram as boas vindas aos participantes e os educadores  assistiram  ao filme o Triunfo  com o objetivo de contribuir nas reflexões da temática Indisciplina.  Ficou definido que no próximo encontro dia 12/4 acontecerão  as discussões  sobre a temática que se iniciou  no encontro do dia 29/03. O Triunfo,que tem como cenário uma escola pública que retrata a realidade de uma turma de alunos considerados “irrecuperáveis” tanto do ponto de vista sócio-afetivo, como cognitivo. Juntos diretor e professor buscam resolver o problema em tela. Resumo da ópera: após inúmeras tentativas de fracasso e sucesso, o professor consegue elevar o índice de avaliação da turma. O filme transmite idéias de determinação, persistência, dedicação, busca de possibilidades e sucesso diante dos desafios. Por outro lado, levanta pontos polêmicos, que não condizem com o contexto. Convém ressaltar que algumas práticas de condicionamento e reforço por exemplo, demonstradas no filme devem ser evitadas. No mais, aguardo as reflexões dos professores no próximo encontro, e espero que o filme contribua para oientá-los na sua prática educativa.

Em 12/04, a partir das 15:00h estive na Escola Maria de Fátima Gimenez Lopes.No primeiro momento,conversei com as coordenadoras sobre a devolutiva do projeto sala de educador, onde as mesmas estão sistematizando os pontos apontados pelo Cefapro para (re)elaboração da proposta. Em seguida, analisando as orientações da diversidade, a coordenadora Ivonete indagou como implementar as orientações curriculares na prática educativa do professor. Falei sobre o seminário das Orientações Curriculares que será realizado em todos os municípios do Pólo de Sinop, no entanto é necessário implementar os estudos também no Projeto Sala de Educador inciando a partir das concepções (lª parte- 2009). A Profª Sueleide destacou que a continuidade dos estudos possibilitará sua implementação prática, principalmente na perspectiva de Projetos de Aprendizagem. Após conversar sobre indisciplina e metodologia de projetos ficaram definido alguns pontos para a pauta e encaminhamentos para os próximos sala de educador principalmente em promover os estudos das Orientações Curriculares.



Também conversei com a Profª Articuladora do 1º ciclo,sobre o atendimento dos alunos, seus ritmos de aprendizagem e sobre alternativas metodológicas para implementação da prática pedagógica na perspectiva da aprendizagem por projetos, uma vez que a escola já houve essa experiência na escola.

O sala de educador de hoje finaliza o tema indisciplina com avaliação dos últimos dois encontros qcom os seguintes questionamentos:

1. Que reflexões a entrevista, as charges e o filme trouxeram para a prática educativa?

2. Há relação entre o material apresentado e o contexto da escola?

3. O material está contribuindo para auxiliar na prática pedagógica? De que forma?

4. Nesse contexto é possível sugerir alternativas metodológicas que amenizem o problema em questão?

5. Como avalia o trabalho da coordenação frente a situação.
• A coordenação socializou as ações desenvolvidas durante o bimestre no sentido de buscar amenizar o problema.
• É necessário compreender os profissionais da educação no sentido de estabelecer parcerias.

• Humildade da coordenação no sentido de reconhecer suas limitações diante de situações complexas.

• Os professores demonstraramm preocupação com a situação que por ora se instala na escola, principalmente com a implantação do turno intermediário

• Os professores apontaram sugestões para lidar com algumas situações consideradas indisciplinares, destacando a necessidade de compreender o contexto em que os estudantes estão inseridos.

Este espaço é muito importante pois propicia trocas de experiências, a integração entre os pares na perspectiva de buscar alternativas para as necessidades da unidade escolar, respeitando sua proposta politico pedagógica.


19/04 - Inicio dos Estudos das Concepções das Orientações Curriculares

         No dia 19/04 a Profª Sueleide acompanha o Projeto Sala do Educador na Escola Maria de Fátima Gimenez. O encontro que iniciou as 18:30, teve como objetivo iniciar os estudos das Concepções das Orientações Curriculares. Conforme agenda foram formados 5 grupos de estudos para leitura e seminário dos temas constantes nas Concepções das Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso. Para tanto as coordenadoras orientaram na formação dos grupos, distribuição das temáticas e sugeriu para que os grupos pensem metodologias para socialização das temáticas. Os estudos e discussões foram iniciados, ficando definido uma agenda mínima e que no dia 26, próxima terça-feira acontecerá o primeiro momento de socialização dos estudos. O grupo que estou participando ficou com a temática: Aprender nos Ciclos da vida. Como na próxima semana estarei em formação do Siga no município de Lucas do Rio Verde, lamentavelmente não participarei da primeira sessão de apresentação dos estudos. Nesses momentos de estudos as discussões foram significativas, é um momento importante pois vem a baila os principios da Escola Organizada em Ciclos de Formação Humana onde os profissionais ainda poussuem bastante dúvidas; o confronto de lógica ainda persiste até porque a carência da compreensão dos fundamentos é um fato. Nesse sentido considero importante esses estudos e discussões uma vez que possibilita a reflexão da práxis.



                                  Pontos da Pauta:

Tema: Concepções das Orientações Curriculares da Educação Básica do Estado de Mato Grosso

Objetivo: Compreender a importância das Orientações Curriculares para a práxis pedagógica.

Metodologia: Estudos e socialização das Concepções das Orientações Curriculares da Educação Básica do Estado de Mato Grosso.

DIA 26/04 - Continuidade dos estudos das orientações Curriculares.


DIA 03/05: EDUCAÇÃO ESPECIAL

No dia 03/05/2010, conforme solicitação dos profissionais da escola, a formação aconteceu com a Profª formadora Cássia Vale com a temática Educação Especial na perspectiva do atendimento. Nesse dia, a equipe gestora apresentou uma mensagem em homenagem ao dia das mães. A seguir a coordenadora Jane apresentou as professoras formadoras do Cefapro presentes no encontro: Profªs. Cássia e Sueleide. À principio, a Profª Cássia socializou a pauta constituída por dois momentos: estudos sobre a educação especial na perspectiva do atendimento e levantamento das dúvidas sobre o tema. A profª Cassia deu inicio aos estudos destacando a importância que a lingua de sinais constitui para o aluno especial sua lingua materna e que a lingua portuguesa uma segunda lingua considerada estrangeira.Nessa perspectiva,o ensino de uma nova lingua perpassa pelas práticas de alfabetização e letramento. A Profª Cássia enfatizou a necessidade da sensibilidade dos educadores no que se refere ao atendimento, pontuando na legislação como se dá e a realidade, principalmente da carência dos interpretes, profissionais que atuam nessa área. Os educadores percebem a importância de entendimento desse processo para melhor atendimento à essa modalidade que cada dia mais está presente na escola. Os professores fizeram vários questionamentos onde a Prof Cássia esclareceu as dúvidas que por ora se apresentaram. Ficou assim definido que os estudos continuarão no próximo encontro dia 10/05.Percebe-se a necessidade de retorno da Prof Cássia, ainda nesse bimestre, para desenvolver a proposta do ponto de vista de práticas metodológicas para auxiliar no atendimento aos alunos surdos.


Profª Sueleide Alves da Silva Pereira
Cefapro/Sinop 



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