Essa foi a proposta de formação apresentada às professoras alfabetizadoras dos municipios de Lucas do Rio Verde, Tapurah e Simione. Ela foi preparada com bastante carinho. É uma proposta que possibilita a leitura, discussão, sistematização e socialização dos estudos. O ponto forte da proposta são os estudos das Orientações Curriculares e o Acompanhamento da aprendizagem , com foco nas capacidades a serem desenvolvidas pelos alunos do 1º ciclo de formação humana. A essencia da proposta consiste em articular teoria e prática, fundamentando a práxis pedagógica a partir da reflexão-ação-reflexão. Esse movimento dialético e dialógico que promove a educação humana na sua integralidade. Nesse processo o professor se constitui como mediador de saberes protagonizando junto com os alunos a construção do conhecimento.
Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem: (SIGA): Acompanhamento da Aprendizagem dos alunos do 1º ciclo de Formação Humana.
Objetivo: Implantar o SIGA-Sistema Integrado de Gestão da Aprendizagem nas escolas que ofertam o 1º Ciclo de Formação Humana;
Local: CEJA - Município: Lucas do Rio Verde
Período: 27 à 29 de abril.
Matutino 7:00 às 11:00 e Vespertino 13:00 às 17:00 - 24 h.
Participantes: Profissionais da Educação: Professores(as),Articuladores(as) Coordenadore(a)s,Diretores(as ) e Assessoria Pedagógica das EE Luiz Carlos Cecconello Angelo Nadim, Joaquim Barbosa Santos e Cândido Portinari.
Professora Formadora: Sueleide Alves da Silva Pereira
Dia 27/04 - Matutino: 7:00 às 11:00h
Acolhida: Video “Cuida de mim”
Contação de história “ Caixa de histórias” O caso do bolinho- Tatiana Belinky
Objetivo: Socializar estratégias de contação de histórias para estimular o prazer/hábito pela leitura
Temática:Compartilhando saberes: Os Processos de Alfabetização: Como a criança representa à escrita
(Telma Weisz, Dra em Psicologia - USP) –
Objetivo - Compreender os processos de construção e representação da escrita pela criança.
Metodologia:
Socialização das reflexões.
Pausa para brincadeira
Analisando as produções escritas das crianças em processo de alfabetização.
Temática 2.
Momento lúdico: brincando e aprendendo.
Compartilhando saberes: Mito ou verdade?
Princípios do Siga: Leitura reflexiva
Objetivo: Reconhecer a importância do Sistema para melhoria da qualidade da Aprendizagem no 1º Ciclo a partir da concepção de alfabetização das Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso.
Metodologia:
Diagnóstico das dúvidas temporárias
Apresentação do Sistema: Objetivos, metas, indicadores de aprendizagem, relevância e materiais estruturantes.
Socialização e Orientações: Mapas de leitura/freqüência e espaço de leitura.
Vespertino: 13:00 às 17:00
Compartilhando saberes
Orientações : http://educarparacrescer.abril.com.br/alfabetizacao/1
Texto complementar: Entrevista com a Telma Weisz
Temática 3.
Estudo e socialização das Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso- 1º ciclo de formação humana: Fundamentos e Eixos articuladores /matriz de capacidades
Objetivo: Compreender o Acompanhamento da Aprendizagem a partir das Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso articulando à práxis pedagógica.
Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso-
Grupo 1 – Linguagens
Grupo 2 – Ciências Humanas
Grupo 3 – Ciências da Natureza
Temáticas afins
Objetivo: O estudo dos textos possibilitará aprofundamento teoria e prática.
Grupo 4 - Letramento e capacidades de leitura para a cidadania; Roxane Roxo
Grupo 5 –Alfabetização hoje: Onde estão os métodos? - Izabel Cristina da Silva Frade
Grupo 6 – Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções.
Grupo 7 – Literatura na alfabetização? Que história é essa?Brandão, Calland e Rosa
Grupo 8 – Concepções e metodologias da alfabetização: Por que é importante ir além da discussão dos velhos métodos?Artur de Moraes.
Metodologia:
Formação de grupos:
1º momento: leitura/apontamentos;
2º momento: socialização da sistematização
3º momento: produção de texto
DIA 28/04 Matutino: 7:00 às 11:00h
Compartilhando saberes
Temática 4
Planejamento coletivo a partir dos eixos e capacidades das Orientações Curriculares
Objetivo: Propiciar Planejamento, entre os pares, de seqüência didática que contemplem os eixos articuladores/capacidades das Orientações Curriculares e do SIGA.
Metodologia:
Formação de grupos
Socialização de sugestões de seqüência didática
Produção de material concreto para efetivação do planejamento
Vespertino: 13:00 às 17:00h
Compartilhando saberes
Temática 5 :
Socialização dos planejamentos coletivos
Objetivo: Socializar possibilidades de construção de seqüência didática que contemplem os eixos articuladores /capacidades das Orientações Curriculares/SIGA
Metodologia:
Estudos,sistematização e seminário.
29/04 – Matutino:. 7:00 às 11:00h
Acolhida
Dinâmica
Compartilhando saberes. 11 maneiras que facilitam na alfabetização das crianças: Orientações para pais e educadores”
Temática 6.
Apresentação do Sistema – Formação na base de treinamento SIGEDUCA
Objetivo: Propiciar às professoras, articuladoras , coordenadoras, diretoras e assessoria pedagógica a interação com o Sistema de acompanhamento das Informações onde serão inseridos os procedimentos de Aprendizagem dos alunos em suas respectivas turmas,conforme definido pela SEDUC/SAPE(Secretaria Adjunta de Políticas Educacionais).
Metodologia: Apresentação do sistema
Esclarecimento das dúvidas
Vespertino: 13:00 às 17:00h
1.Socializando textos para leituras
2.Oficinas de brincadeiras, músicas e jogos
3.Socialização de bibliográficas: sites, blogs, aprendizagem por projetos,
4.Avaliação coletiva descritiva reflexiva.
Referencial bibliográfico
ARROYO, M. G. Imagens Quebradas: Trajetórias e tempos de alunos e mestres. 3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
________. Ciclos de desenvolvimento humano e formação de educadores. Educ. Soc., Campinas, v. 20, n. 68, 1999. Disponível em:
CEEL – Alfabetização e Letramento: Conceitos e relações – Organizadoras:Carmi Ferraz Santos e Márcia Mendonça Universidade Federal de Pernambuco.
CEALE – Centro de Alfabetização Leitura e Escrita Orientações para a organização do ciclo inicial da alfabetização – Alfabetizando 1,2,3 e 4 – Universidade Federal de Minas Gerais- 2004
FERREIRO, Emília e TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto
Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
________________. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2000.
FREITAS, L. C. de. Ciclos, seriação e avaliação: Confronto de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003.
________. Ciclo ou série? O que muda quando se altera a forma de organizar os tempos-espaços da escola? 27ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu: MG, ANPED, 21 a 24 de nov. de 2004.
KRUG, A. Ciclos de formação: uma proposta transformadora. Porto Alegre: Mediação, 2001.
______________ Ciclos de Formação: Desafios da Teoria pedagógica para as praticas escolares, 2002.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica,
2001.
______________. Linguagem e Escola: uma perspectiva social. São Paulo: Ática,
1994.
TFOUNI, Leda Verdani. Letramento e Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2002.
Orientações Curriculares do Estado de Mato Grosso – 2009/2011.
Nenhum comentário:
Postar um comentário