Para compreender que o processo alfabetizarletrando se dá a medida que a criança constrói representações e se apropria da linguagem por meio de hipóteses e que estas envolvem a elaboração de um sistema de representação simbólica da realidade é necessário considerar alguns aspectos:
1.Ambiente Alfabetizador, compreendido como qualidade do material disponivel,processos interativos, variação das atividades, alternância de papéis, agrupamentos, intervenções do professor e desenvolvimento de posturas favoráveis a falar, escutar, ler e produzir.
2. Respeito ao desenvolvimento da criança na sua integralidade. Concepção de curriculo onde os tempos e espaços devem ser considerados elementos fundantes e integradores na constituição dos sujeitos infantis,tendo como principios a interação , afetividade e ludicidade.
3. Concepção do Professor como mediador da aprendizagem.
4. Crença que todas as crianças são capazes de aprender independente da sua condição.
5. Aprendizagem significativa uma vez que considera os conhecimentos prévios da criança.
6. Entendimento de "erros" como construção de hipóteses, que representa um avanço qualitativo necessário para a evolução da escrita.
7. Registro reflexivo avaliativo do percurso que a criança faz para aprender a ler e escrever.
8. Os jogos e as brincadeiras concebidos como representações no contexto das relações sociais estabelecidas com o eu e com o outro.
9. Compreensão à luz do sóciointeracionismo de como a criança constrói o seu conhecimento.
10. Romper e superar a dicotomia inatista e apriorista, criança passiva/professor detentor do saber , avançando para uma pedagogia relacional, não-diretiva, crítica que considera o desenvolvimento das capacidades em detrimento à transmissão de conteúdos descolados da realidade sóciocultural do aprendente.
Esses são alguns aspectos reflexivos da prática pedagógica que podem se constituir como orientações para os professores unidocentes do 1º ciclo e extensivo aos educadores da educação básica.
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