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sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Aspectos a serem considerados na alfabetização de crianças

Para compreender que o processo  alfabetizarletrando se dá a medida que a criança constrói representações e se apropria da linguagem por meio de hipóteses e  que  estas envolvem a elaboração de um sistema de  representação simbólica da realidade é necessário considerar alguns aspectos:

 1.Ambiente Alfabetizador, compreendido como qualidade do material disponivel,processos interativos, variação das atividades, alternância de papéis, agrupamentos, intervenções do professor e desenvolvimento de  posturas favoráveis a falar, escutar, ler e produzir.

2. Respeito ao desenvolvimento da criança na sua integralidade. Concepção de curriculo onde os  tempos e espaços devem ser considerados  elementos fundantes e integradores  na constituição dos sujeitos infantis,tendo como principios  a interação , afetividade e ludicidade.  

3. Concepção do Professor como  mediador da aprendizagem. 

4. Crença  que todas as crianças são capazes de aprender independente da sua condição.

5. Aprendizagem significativa  uma vez que  considera os conhecimentos prévios da criança.

6. Entendimento de   "erros" como construção de hipóteses, que representa um avanço qualitativo necessário para a evolução da escrita.

7. Registro reflexivo avaliativo  do percurso que a criança faz para aprender a ler e escrever.  

8. Os jogos e as brincadeiras concebidos  como representações no contexto das relações sociais estabelecidas com o eu e com o outro.

9. Compreensão à luz do sóciointeracionismo de como a criança constrói o seu conhecimento.

10. Romper  e superar a dicotomia  inatista e apriorista, criança passiva/professor detentor do saber , avançando para uma pedagogia relacional, não-diretiva, crítica que considera o desenvolvimento das capacidades em detrimento à transmissão de conteúdos descolados da realidade sóciocultural do aprendente.

Esses são alguns aspectos reflexivos  da prática pedagógica que podem se  constituir como  orientações para os  professores unidocentes do 1º ciclo  e extensivo aos educadores da educação básica.

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