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quinta-feira, 2 de junho de 2011

Professora Sueleide realiza acompanhamento da aprendizagem dos alunos do 1º Ciclo.


Dentre as escolas estaduais atendidas pelo Cefapro de Sinop, está a escola Joaquim José Barbosa, localizada em Simione, município de Itanhangá. Nesta escola há 6 turmas do 1º ciclo distribuídas nos horários matutino e vespertino. A equipe gestora é formada pela diretora Profª Márcia, o coordenador Sebastião e a secretária Dayane. A articuladora pedagógica é a Profª Eliane Pereira.

PROFESSORA FASE TURNO

Lisangela M Gazolla -  1ª  fase - vespertino

Maria Cristina. Zacarias  - 1ª fase - matutino

Carlidiane P. dos Santos - 2ª  fase - matutino

Gislaine Aragão da Silva  - 2ª fase -  vespertino

Izabel Joana de Sousa -  3ª fase - matutino

Izabel Joana de Sousa - 3ª fase -  Vespertino

Nos dia 24 e 25 do mês de maio, as professoras formadoras do cefapro, Sueleide Pereira e Arlete Burchardt estiveram em Simione, municipio de Itanhangá . Ambas desenvolveram ações distintas: a Profª Arlete, realizou formação de educação do Campo nas Escolas Joaquim Barbosa e Cecília Meireles e a Profª Sueleide Pereira na Escola Joaquim Barbosa para acompanhamento do Siga.

Em relação ao Siga especificamente, participaram da formação, as professoras alfabetizadoras que atuam no 1º ciclo: Maria Cristina (1ª fase), Carlidiane Pereira e Gislaine Aragão (2ª fase) e Izabel Joana (3ª fase). No período vespertino do dia 24 a ação foi desenvolvida com as professoras do 1º e 2º fases, já no dia 25 no horário matutino, com a professora da 3ª fase.Fiquei feliz pela Profª Lisângela Gazolla que estava em Cuiabá assumindo o concurso público.

Dentre as ações desenvolvidas convém destacar as principais:

• Diagnóstico das dificuldades enfrentadas pelas professoras alfabetizadoras para realizar o acompanhamento da aprendizagem;

• Esclarecimentos das dúvidas em relação ao Sistema;

• Verificação\fichamento do lançamento das capacidades desenvolvidas pelos alunos no 1º bimestre;

• Estudo e elaboração da avaliação da turma, selecionando as capacidades para o 2º bimestre.

• Diagnóstico das necessidades formativas para as professoras alfabetizadoras no sentido de ampliar o tratamento metodológico às capacidades a serem desenvolvidas pelos alunos.

• Encaminhamentos junto à coordenação pedagógica no sentido de imprimir melhor qualidade ao acompanhamento da aprendizagem.

   Durante o acompanhamento do Siga na Escola Joaquim Barbosa, observei que uma das difculdades reais das professoras alfabetizadoras para lançar os dados no sistema por ora,se dá devido ao difícil acesso à internet, que a escola possui apenas 2 computadores, inviabilizando por vezes o lançamento no sistema, visto que a quantidade de computadores não é suficiente para atender à demanda. Essas são realidades enfrentadas por algumas unidades escolares, principalmente quando se trata de escolas construídas recentemente. O nosso desejo, é que as condições sejam dadas para que as professoras alfabetizadoras possam lançar os procedimentos no sistema com uma certa comodidade.

   Também é perceptível que as professoras alfabetizadoras estão se apropriando das concepções e fundamentos da alfabetização e incorporando à práxis pedagógica. Na oportunidade foram realizados estudos das Teorias que fundamentam a Prática da alfabetização e Letramento.

  Na oportunidade, as professoras alfabetizadoras, enfatizaram a importância de socializar o sistema à família no sentido estabelecer compromissos, tendo em vista uma melhorar qualidade da educação. No período matutino estive presente nas turmas das Professoras Cristina, Izabel e Carlidiane. Por fim, houve um encontro com todos os professores e coordenador para encaminhar ações formativas para o próximo encontro.

  Aproveito o espaço para agradecer à equipe gestora na pessoa da diretora Márcia, Coordenador Sebastião e secretária Dayane por terem viabilizado esses momentos, uma vez que envolvimento da equipe gestora nesse processo é de fundamental importância. Externo esse agradecimento à todos os profissionais da educação daquela unidade escolar pelo respeito, atenção e carinho que nos foi dispensado.

Às professoras alfabetizadoras, meu carinho especial, pelo comprometimento social de propiciar às crianças de 6 à 8 anos, o acesso às práticas de leitura e escrita, não apenas de um código, mas de um sistema, considerando seus contextos e promovendo ambiências letradas tão importantes no processo de alfabetização e letramento.Sabemos que na escola organizada em ciclos de formação humana é imprescindível o respeito aos tempos, espaços e ritmos de aprendizagem dos alunos, no entendimento de que todos são capazes de aprender. Para tanto, é importante a mediação e intervenção do professor e se faz necessária avaliar o processo de construção do conhecimento gradativa e continuamente.
















Profª Sueleide Alves da Silva Pereira

Cefapro Sinop

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