Visualizações de página do mês passado

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Boas noticias!

Seduc fortalece a Formação Continuada

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Universidade Federal de Mato Grosso e a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), deram mais um passo no processo de fortalecimento da formação continuada dos profissionais da educação. Foi assinado na manhã de hoje (20.12), o Termo de Cooperação Técnica entre as instituições, que prevê o desenvolvimento de atividades e construção de projetos de pesquisa e extensão interdisciplinares.
A iniciativa irá contemplar - em uma primeira fase - ações de pesquisa e de aperfeiçoamento do processo de ensino a 44 unidades escolares que integram o pólo de Sinop. Caberá ao Centro de Formação e Atualização dos Profissionais (Cefapros) - órgão responsável pela efetivação da Política Educacional do Estado - atuar conjuntamente com os pesquisadores. Por meio do convênio, a partir de 2011 deverá ser instalado o Centro de Cooperação e Estudo na Formação Continuada no Espaço Educacional do Norte de MT para subsidiar o trabalho.
A secretaria de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, pontuou durante reunião que o trabalho é  extremamente pertinente “O fazer integrando teoria e prática vai ajudar na unidade, que é um processo construído por cada profissional”. A secretaria adjunta de políticas educacionais, Fátima Resende, ponderou que ‘agregar ações de pesquisa para ampliar a oferta da qualidade, reforçando o processo ensino aprendizagem’.
“Esse esforço conjunto, muito possivelmente, é uma ação inédita é o reconhecimento da concepção da formação continuada que teve início anos atrás. É uma grande vitória’. A afirmação é da secretária extraordinária de Apoio às Políticas Educacionais de Mato Grosso, Flávia Nogueira. Ela ainda sugeriu que em 2011, a proposta de trabalho seja apresentada para o Fórum Estadual de Educação.
O professor da UFMT, do campus de Sinop, Felício Guilardi Júnior,  explicou durante o ato de assinatura do Termo que o planejamento das ações a serem executadas não é um processo estático, estando sujeito as adequações necessárias ao longo do processo.  Afirmou ainda que todas as propostas serão debatidas e deliberadas de forma coletiva, pautada em processo democrático.
Participaram também da reunião, a professora da UFMT Ana Carrilho Romero , o professor da Unemat, campus de Sinop, Roberto Alves de Arruda,  Mirta Grisil, da Superintendência de Formação e a diretora do Cefapro de Sinop, Kátia de Oliveira.

PATRÍCIA NEVES
Assessoria/Seduc-MT

Nenhum comentário: